Apesar de ser algo feito por milhares de estabelecimentos em todo o país, muitas pessoas ainda não sabem o que é a venda casada. A verdade é que isso vai contra os direitos do consumidor e a loja que adota essa prática está sujeita a punições.
Talvez já tenha acontecido de você ir em um cinema e acabar sendo proibido de entrar por estar carregando algum tipo de comida comprada fora da loja do cinema. Mesmo sendo comum, essa prática é ilegal, sendo considerada venda casada.
Quer entender mais sobre a venda casada? Continue acompanhando esse texto até o fim e saiba tudo sobre o tema. Descubra como você pode identificar uma venda casada e porque, mesmo sendo ilegal, algumas empresas continuam adotando essa prática!
O que é venda casada?
A venda casada ocorre quando um vendedor tenta obrigar o consumidor a comprar um determinado produto para realizar a aquisição de outro, sem que ele tenha o interesse ou necessidade de comprar aquele determinado produto, ou contratar um serviço.
Isso pode acontecer de forma aberta ou velada. Ou seja, quando o vendedor diz que o consumidor é obrigado a comprar aquele produto, ou quando o inclui na compra sem comunicar o comprador.
Por que algumas empresas usam a venda casada?
Algumas empresas continuam insistindo em fazer a venda casada, a fim de aumentar as suas vendas. Mas tentar aumentar os seus lucros obrigando o consumidor a comprar algo que não quer é uma prática desonesta e pode gerar graves consequências para uma empresa.
Assim como acontece com qualquer outra prática ilegal, a loja que tentar fazer uma venda casada está sujeita a punições. O consumidor tem o direito de denunciar a empresa acionando o Procon, que irá averiguar e definir qual é a punição adequada para a situação.
Quais são as vantagens e desvantagens da venda casada?
Não existe nenhuma vantagem na venda casada. Nem para o consumidor, que acabará comprando algo que não quer, nem para a empresa que, por estar realizando uma prática ilegal, estará sujeita a sofrer punições.
A venda casada pode trazer várias desvantagens para uma empresa. A principal delas é a má reputação, já que o consumidor pode expor a situação para outras pessoas, que podem acabar deixando de comprar na empresa por causa disso.
Mas também existem as punições legais. Caso seja confirmada a venda casada, o consumidor tem o direito de receber de volta o valor que pagou no produto obrigado a comprar. Em casos mais graves, o estabelecimento pode ser multado e o empreendedor pode até mesmo ser preso.
Como funciona a venda casada?
Para entender melhor como funciona a venda casada, vamos exemplificar. Digamos que você tente adquirir um pacote de internet e a empresa insinue que só lhe disponibilizará o serviço se você incluir no pacote os serviços de TV e telefone.
É óbvio que para sua internet funcionar você não precisa dos serviços de TV ou telefone. Ou seja, isso é uma venda casada e você pode denunciá-la. As seguintes situações também podem ser consideradas vendas casadas:
- Incluir na compra do veículo a contratação de seguro da própria concessionária;
- Obrigar a compra de Buffet na contração de um determinado espaço de eventos;
- Consumo mínimo em bares ou restaurantes;
- Incluir, sem a autorização do consumidor, serviços como garantia estendida na compra de um produto.
Agora que entendeu o que é uma venda casada, não deixe que isso passe despercebido e denuncie sempre que alguém tentar lhe obrigar a comprar um produto para adquirir outro!