Vantagens dos juros simples e como funciona?

vantagens dos juros simples e como funciona

Um dos primeiros passos para se tornar um grande entendedor do mercado financeiro é compreender o conceito de juros simples. Isso porque esse tipo de correção influencia diretamente valores aplicados ou concedidos como créditos.

Separamos aqui um guia para que você entenda o conceito de juros simples, além de ver como eles costumam aparecer nas operações do mercado mundial.

O que são juros simples?

Cabe explicar inicialmente qual seria a definição de juros simples. Basicamente trata-se do valor calculado, a partir da projeção de quanto tempo uma quantia de dinheiro ficaria aplicado, como percentual de lucro.

o que são juros simples
O que são juros simples. Fonte/Reprodução: original

Com esse valor em mente, os investidores têm maior consciência de qual negócio investir e se ele vale mesmo a pena, além de projetarem a correção de taxas a serem aplicadas em concessões de crédito.

Como os juros simples são calculados?

O cálculo dos juros simples se dá pela resolução de uma proposição matemática, amplamente abordada em contextos bancários e muito cobrada nos mais diferentes vestibulares do país.

A proposição é feita pela multiplicação de três valores: c, i e t, onde a letra “c” representa o capital, a letra “i” representa a taxa e a letra “t” representa o tempo.

Então, a fórmula será:

J = c . i . t

Vale dar destaque para dois elementos dessa proposição que precisam estar na mesma unidade que é a taxa (i) e tempo (i). Logo, caso um esteja em meses e outro em ano, por exemplo, o cálculo sairá com erros.

Quais são as vantagens dos juros simples?

A principal vantagem que se observa nos juros simples é a estabilidade e segurança dos valores. Caso você seja um iniciante nesse mundo financeiro, os investimentos de juros simples são muito recomendados, tanto por serem mais fáceis de calcular, como proporcionar um contato inicial com o mercado financeiro, com investimentos que apresentam menos chances de perdas imprevisíveis.

quais são as vantagens dos juros simples
Vantagens dos juros simples. Fonte/Reprodução: original

Porém, apesar dessa característica ser quase uma marca dos juros simples, não pense que qualquer outro investimento que não os utilize como taxa de lucro não é seguro, pois existem vários modelos que possuem mais rendimento e até mais segurança que eles, mas isso é assunto para depois.

Existem desvantagens em utilizar juros simples?

A principal desvantagem que se observa nos juros simples são nos investimentos, por só exercerem variação no valor inicial. Ou seja, essa taxa de lucro é constante, o que faz ela não sofrer altas, fator importante para quem visa o acúmulo de capital.

Um jeito interessante de se comparar é imaginar um exemplo hipotético, apenas para fins de explicar melhor o assunto, em que um investimento de R$ 1.000,00 que rende 10% de juros simples ao mês e outro de mesmo valor rendimento de 10% de juros compostos ao mês.

Ao realizar os cálculos, você perceberá que não existe diferença entre ambos no primeiro mês. Entretanto, a partir do segundo já se observa uma diferença de R$ 10,00 no lucro do investimento de juros compostos justamente por ele interferir no valor atual, não no inicial.

Perceba que a longo prazo, a diferença se tornará absurda, o que faz muitos investidores pensarem a respeito sobre a lucratividade dos juros simples.

Quando é mais adequado utilizar juros simples ao invés de outros tipos de juros?

Para saber quando utilizar é necessário ter em mente qual o seu objetivo na situação. Se lembrarmos das vantagens dos juros simples, logo notamos que eles são ótimos para auxiliar pessoas que precisam negociar dívidas ou empréstimos, já que o valor será menor caso o pagamento se baseie em juros compostos.

Porém, como mostramos lá atrás, caso o seu objetivo seja investir e ganhar lucros grandes, não se recomenda muito os investimentos de juros simples, justamente pelo ganho ser apenas sobre o valor inicial, o que não leva em consideração as mudanças que ele teve ao longo do tempo. Cabe a você interpretar a sua situação e escolher a opção que mais se alinha às necessidades que tiver.

Agora que você entende os juros simples e sabe como calcular, sempre faça as contas para entender se está fazendo a melhor opção, ao escolher concessões de crédito ou investimentos com suas determinadas taxas de juros. Divulgue este artigo para que chegue a outros usuários e não esqueça de sempre conferir as postagens deste site.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo