Descubra como menores de idade podem usufruir das vantagens do Pix!

0

Os adolescentes estão cada vez mais conectados à tecnologia e às novas formas de pagamento. Por isso, é importante que eles saibam como realizar transações seguras de maneira fácil e prática. Por meio do Pix, é possível escolher uma chave, confirmá-la com uma senha única e verificar que a transação é realmente feita por você. Venha descobrir como é simples e saiba como a Educação Financeira pode te ajudar a fazer transações seguras!

Comparação entre Menores de Idade e Maiores de Idade na Abertura de Contas Bancárias

A abertura de conta bancária é um direito e uma responsabilidade que difere entre menores de idade e maiores de idade. Menores de idade precisam da autorização de um responsável para abrir uma conta bancária.

CaracterísticasMenores de IdadeMaiores de Idade
Acesso a conta bancáriaDepende da instituição financeira escolhidaAcesso normalmente
Criar chave PixPode ser criada por seu responsável legalPode ser criada normalmente
Documentos necessáriosCPF, RG e comprovantes de emancipaçãoCPF, RG e comprovantes de identificação
Confirmação de identidadeSimSim

Essa autorização deve ser dada escritamente, para que o banco verifique a capacidade legal do responsável para tomar tal decisão. Já maiores de idade podem abrir contas bancárias por conta própria, uma vez que são considerados legalmente capazes de assumir tais responsabilidades.

Descubra como menores de idade podem usufruir das vantagens do Pix!

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos que vem crescendo cada vez mais entre os brasileiros, devido à sua praticidade, velocidade e gratuidade. Por causa disso, muitas pessoas têm se perguntado: menores de idade também podem usar o Pix?

descubra como menores de idade podem usufruir das vantagens do pix 1
Fonte/Reprodução: original.

De acordo com o relatório, é possível que um menor de idade possua uma conta bancária em seu nome desde que ela seja criada por seu responsável legal. O acesso ao sistema depende da instituição financeira escolhida, pois as regras são semelhantes às de uma conta bancária: os responsáveis legais de menores de 16 anos podem solicitar uma conta Kids ou Jovem e cadastrar o Pix para o menor desde que ele possua documentos como CPF e RG. Se o jovem for emancipado, a conta pode ser aberta normalmente desde que sejam apresentados comprovantes de emancipação e de identificação.

Passo a passo para fazer o Pix pela primeira vez

Para fazer o Pix pela primeira vez, é necessário criar uma chave Pix através do próprio aplicativo do banco escolhido. Nesta área, selecione a opção “Cadastrar chave Pix” e escolha alguma das opções para ser sua chave Pix, como CPF, e-mail, telefone ou chave aleatória. Assim que escolher a sua chave, será necessário confirmá-la por meio de uma senha única. Por fim, é necessário confirmar que você é a pessoa que está realizando essa transação. Então, para realizar seu primeiro Pix, basta seguir esses passos.

É possível que um menor de idade tenha acesso a uma conta bancária?

Sim, é possível que um menor de idade tenha acesso a uma conta bancária desde que ela seja criada pelo seu responsável legal.

Com quantos anos posso ter Pix?

A idade necessária para ter acesso ao sistema depende da instituição financeira escolhida. Por exemplo, os responsáveis legais de menores de 16 anos podem solicitar uma conta Kids ou Jovem e cadastrar o Pix para o menor desde que ele possua documentos como CPF e RG.

Como fazer Pix pela primeira vez?

Para fazer o Pix pela primeira vez é preciso criar uma chave Pix através do próprio aplicativo do banco escolhido. Nesta área, selecione a opção “Cadastrar chave Pix” e escolha alguma das opções para ser sua chave Pix. Em seguida, será necessário confirmar a chave por meio de uma senha única e confirmar que você é a pessoa que está realizando essa transação.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DMCA.com Protection Status