Se você está entre o número crescente de investidores que têm surgido, é preciso estar atento a uma noção fundamental do mundo dos investimentos variáveis: o valor intrínseco. Neste post, vamos abordar tudo sobre o conceito, suas características e, principalmente, como calcular esse indicador. Acompanhe a leitura!
O que é valor intrínseco?
Como o próprio nome já sugere, o valor intrínseco está relacionado a individualidades internas. No mercado financeiro, esse termo é utilizado para se referir às avaliações feitas na hora de escolher um ativo.
Muitas vezes, o preço de mercado de uma determinada ação não será o mesmo do valor justo, pois o valor intrínseco não está sendo levado em consideração. Por essa razão, esse índice é muito utilizado por investidores.
Calcular o valor real de um ativo é de extrema importância na hora de comprar ou de vender o mesmo. Com o conhecimento desse recurso, o investidor pode montar uma carteira com ativos com preços desejados. Essa análise nem sempre tem um número fixo, e se torna meio subjetiva, mas não deixa de ser um excelente auxílio.
Quais são as principais características do valor intrínseco?
O valor intrínseco tem características específicas, que são fáceis de identificar. Confira a seguir.
- Não é reconhecido por todos: o valor intrínseco só é observado por olhares treinados, e o cálculo do valor intrínseco é o que legitima a observação.
- Tem potencial: como o próprio nome diz o valor intrínseco é interno, logo, ele possui potencial, só está escondido.
Mas afinal, como podemos calcular esse índice? Vamos entender um pouco mais a seguir.
Como o valor intrínseco é calculado?
A partir de uma análise fundamentalista, é possível que o investidor tenha uma visão mais justa do ativo que pretende adquirir. Isso acontece porque ele leva em consideração diversos fatores como: o envolvimento da empresa no mercado, seu modelo de negócio, administração corporativa e forma de gestão. Diante dessa análise mais profunda e assertiva, indicadores financeiros também não ficam de fora.
Benjamin Graham é considerado um grande pioneiro quando falamos em investimentos que visam o longo prazo. Ele é o responsável por oferecer uma fórmula para calcular o valor intrínseco. A formulá é:
VI= √ (22,5 x LPA x VPA)
VI é o valor intrínseco, LPA é o lucro por ação e VPA o valor por ação. Esse cálculo é mais efetivo em empresas que possuem um lucro constante e um valor patrimonial alto.
Qual é a importância do valor intrínseco?
Para todos que desejam se tornar investidores, o conhecimento sobre o valor intrínseco é fundamental. É essa análise que permite uma avaliação embasada. Para quem visa o longo prazo, ela é primordial, afinal de contas, é necessário entender se o ativo vale ou não a pena.
Por ser fundamentalista, o cálculo do valor intrínseco permite saber o preço justo, podendo assim saber o enterprise value (valor da empresa) e, consequentemente, conseguir fazer melhores negócios, manter a carteira bem diversificada e gerar mais lucros — que é o principal foco.
Diante todos os tópicos apresentados, você agora possui um conhecimento dos grandes investidores do mercado. Para quem deseja entrar nesse ramo (o que é indicado para todos que querem atingir a liberdade financeira), é necessário estar sempre estudando e aplicando seus conceitos sobre investimentos.
Gostou do conteúdo? Não deixe de anotar as dicas e conferir outros posts para ficar por dentro do mundo das finanças!