As empresas que entendem a maneira correta de medir o valor de referência, costumam se destacar por saber em que devem investir. Por isso, a compreensão dos critérios para medir esse valor é essencial para que a sua empresa consiga se localizar!
Mas com o que vemos no cenário atual, muitas companhias pecam nesse ponto e mostram muita dificuldade de determinar o Valor de referência. Com o intuito de facilitar essa compreensão, fizemos este artigo para que você consiga aplicar esses conhecimentos no cotidiano empresarial.
O que é o valor de referência?
Para este início, cabe explicar o que seria valor de referência. Este termo pode ser entendido como uma média dos valores obtidos através de critérios que podem alterar os valores de algum ativo. A obtenção e cálculo desse índice se dá através de pesquisas, e costumam ser feitos quando se vai realizar algum projeto, melhorias de práticas no comércio e afins.
Qual é o objetivo do valor de referência?
A partir da definição do valor de referência, é notável que o objetivo é comparar os valores obtidos para saber qual será a melhor opção de uso. Por causa disso, é de extrema importância o cálculo preciso dessa taxa, já que ela é definidora de uma escolha, seja para uma empresa ou para outros cenários.
Outro objetivo do valor de referência é a análise de ações em diferentes períodos, isto é, no médio, curto e até longo prazo. A partir dessa ferramenta, é possível aplicar o capital com menos riscos de perdas, já que o investidor terá conhecimento de qual é o período de maior lucro daquela ação.
Como o valor de referência é utilizado?
O valor de referência é tido como um dos fatores decisivos para aplicação ou não do investimento em alguma ação. Essa ferramenta é utilizada, inclusive, nos mais diversos contextos em que é necessário a comparação de resultados médios.
Um exemplo mais recente, para melhor compreensão, foi a própria pandemia. Diariamente, os analistas necessitavam obter o valor de referência para verificar a taxa de contaminação em certos locais do país, entre as nações, comparar a eficiência dos vários tipos de vacinas, entre outros exemplos. No mundo das finanças, nos baseamos nas taxas que alteram os valores dos ativos — parte que será aprofundada no tópico adiante.
Quais são os critérios para a seleção dos valores de referência?
Como dissemos no último tópico, vamos dar um foco maior para o mundo dos investimentos. Os critérios que usamos para determinar o valor de referência são as taxas de juros, a exemplo das seguintes taxas:
- Selic;
- CDI;
- Inflação;
- Índices Ibovespa;
- Índices da bolsa de valores.
Cada um dos elementos dessa lista são capazes de verificar a alteração de valores que algum ativo ou produto sofre. Alguns, como a taxa Selic e o CDI, servem para determinar o valor de referência dos de renda fixa, enquanto os índices Ibovespa e o da bolsa de valores são usados para determinar os de renda variável. A inflação, por sua vez, tem influência em todos, por isso é necessário uma atenção ao seu cenário.
Acreditamos que o artigo foi capaz de te mostrar a definição de valor de referência e a sua aplicação no mercado financeiro. Não esqueça de compartilhar o post e checar mais conteúdos para se informar sobre o mercado. Garanta a segurança nos seus investimentos!