A tecnologia é responsável por uma troca e difusão de informações, isso se dá também no âmbito de dinheiro e finanças. Agora, é possível que os clientes tenham liberdade e variedade na escolha de seu banco e também oportunidades de investimentos.
É aí que entram os IPOs, que atualmente atrai muitos olhares de novos investidores nos acontecimentos do mercado financeiro. Mas o que são e como investir em IPO? Veja a seguir.
O que é IPO?
IPO é a abreviatura que significa Initial Public Offering, que na tradução literal para português expressa Oferta Pública Inicial. O IPO caracteriza a primeira vez que uma instituição privada aceita uma nova leva de sócios, com as últimas ofertas para ações do mercado. Sendo assim, é possível descrever o IPO como uma companhia de capital aberto.

Empresas que procuram realizar um IPO são aquelas que estão na procura por amadurecimento em seus negócios e planos, geralmente em estágio inicial. É possível alcançar a casa dos milhões de reais ao investir em IPO, por serem grandes operações.
Quais as vantagens e as desvantagens?
A maior vantagem de se investir no IPO é a perspectiva de obter ganhos altos em suas transações na bolsa de valores. Ao contrário de outros processos, antes de seguirem para o pregão, todas as ações são negociadas e vendidas aos acionistas.
Porém, essa aplicação pode apresentar imperfeições, por isso é definido como grave fator de risco para os interessados nos investimentos. Há um grande risco de desvalorização de todas as ações. Para não passar por isso, é recomendado um empenho sério em pesquisa e leitura dos prospectos das empresas. É preciso acompanhar de fato as previsões de especialistas financeiros.
Saiba como investir no IPO
O método para realizar um IPO não é tarefa fácil, às vezes pode obter uma grande demora para ser finalizado. Para o interessado conseguir investir no IPO é necessário que siga os passos a seguir:
- Abertura de uma conta corretora
As contas corretoras são indispensáveis para que aconteça a partilha e divisão das ações no processo de IPOs.
- Verificação das empresas que abrem o capital
Isso pode ser estudado para utilizar o site da CVM. Nesse processo, o interessado deve analisar e conhecer cada empresa envolvida.
- Pedido de reserva
Feito na corretora de escolha, é necessário pedir os documentos para realização do pedido de reserva. É esse processo que aponta o volume financeiro para o investimento se concretizar.
- Pagamento e início
Ao final do bookbuilding, o preço será informado e logo após o pagamento o processo será efetivado com sucesso. A partir daí, o rastreamento das negociações e desempenho poderão ser acompanhados.
Mas lembre-se, para investir no IPO, a empresa primeiramente deve executar todos os requisitos propostos pela regulamentação. Um exemplo disso é que toda empresa deve estar juridicamente definida como ‘’S/A’’, ou seja, Sociedade Anônima. Isso porque todo seu capital deve estar dividido entre ações e não em cotas, que é o caso de companhias limitadas.
Também é necessário que a empresa interessada em investir no IPO consiga apresentar todos os requisitos relativos ao lançamento dos relatórios financeiros. Todos devem estar devidamente auditados de forma externa.