Uma inflação de 10,15% e alta de 4,78% do PIB foi prevista pela Focus

Uma inflação de 10,15% e alta de 4,78% do PIB foi prevista pela Focus (1)

O relatório sobre as expectativas do mercado foi publicado pelo Banco Central (BC), nesta segunda-feira (29/11), e indica que a previsão do atual mercado financeiro é de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou dos 10,12% para os 10,15% em 2021, com vista para a inflação oficial do país.

Essa elevação também demonstra que vai ser consecutiva, visto que para 2022 a projeção é que suba de 4,96% para 5%. Em contrapartida, para 2023 pode ficar em 3,42%, enquanto que em 2024, em 3,10%.

O que causa esse aumento na inflação e alta do PIB?

No Brasil, a inflação alta tem sido a mais forte ao compararmos os demais países presentes na lista dos mais ricos do mundo. O ponto de partida, definitivamente, foi o início da pandemia de Covid-19. Com isso, o IPCA indicou um salto de 4,31% para 10,25%, desde 2019 até o último setembro. 

Uma inflação de 10,15% e alta de 4,78% do PIB foi prevista pela Focus (2)
Fonte/Reprodução: original

Mas o aumento significativo é causado, na verdade, por outros fatores como:

  •  Dólar: Por aqui, temos a inflação puxada pelo dólar, porque temos produtos e serviços definidos pelo mercado internacional, como é o caso dos combustíveis. Assim, vimos a moeda americana sendo valorizada desde o 2º trimestre de 2020 até o momento;
  • Combustíveis: consequentemente, a gasolina,  o etanol e o diesel ficam mais caros e contagiam outros preços, como os transportes que influenciam nos custos de qualquer setor movedor da economia;
  • Energia: com a escassez de água, o governo se viu na obrigação de acionar as usinas térmicas, produção mais cara que as hidrelétricas;
  • Alimentos: o preço dos alimentos já estavam altos com o aumento das commodities e a moeda desvalorizada, e agora com os demais fatores, o que se tem é uma lenta recuperação na logística e na produção alimentícia.

É por isso que esses aumentos nas porcentagens relatadas pelo IPCA acontecem, uma vez que todo o setor de produção brasileiro precisou acompanhar e repassar a conta para o consumidor.

Nesse sentido, segundo o Boletim Focus do Banco Central também ressaltou o indicador deste último comportamento, que é o PIB. O PIB até agora, caiu de 4,80% para 4,78%. Para 2022, a expectativa é que o mercado expanda somente de 0,58%.

Como se encontra o atual cenário econômico do país?

Em termos de inflação, o ponto de referência foi de 3,75% neste ano e uma queda para os anos seguintes, sendo que a instituição seguiu o intervalo de 1,5 ponto percentual médio acima ou abaixo. Logo, a meta para a inflação no próximo ano é 3,50%, de 2023 é 3,25% e em 2024 seria de 3%.

Então, para a taxa básica de juros, a Selic, a projeção é subir para 9,25% antes de acabar o ano. Para o fim de 2022, calcula-se que ela chegue a 11,25%. 

Toda a estimativa contida no Boletim Focus do BC, diz muito sobre a expectativa das instituições para os indicadores centrais da economia. 

Ainda de acordo com o Boletim Focus do BC, a consulta junto às instituições quanto ao esperado para o crescimento da economia brasileira foi de que passou esse ano de 4,80% para 4,78%. Por fim, a relação com a cotação do dólar nessa reta final permaneceu em R$ 5,50.

O que é a Focus?

O Boletim Focus é um relatório semanal publicado pelo Banco Central, com o intuito de resumir o sentimento, ou a expectativa, sobre o mercado.

Através de estatísticas estimadas, as chamadas medianas, podemos fazer uma projeção para o futuro de ao menos 3 anos e listar os principais indicadores da economia, dentre eles o IPCA (que vê se há ou não inflação), PIB, taxa de câmbio, Selic e outros.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo