transacoes correntes o que e e qual a sua importancia

Transações correntes: o que é e qual a sua importância?

Já ouviu falar nas transações correntes? Também conhecidas como contas correntes, nessa modalidade de transação são realizadas transferências de bens, doações, prestações de serviços de organizações do exterior que seja uma nação ou até empresa.

Normalmente, caso o resultado das transações correntes seja positivo, é possível compreender que entraram  mais ativos do que saíram, porém, quando for negativo, saíram mais ativos do que entraram.

Neste conteúdo você vai ver o que são transações correntes, quais os principais componentes, qual a importância e muito mais. Continue lendo para conferir!

O que são transações correntes?

Esse termo é muito utilizado na economia internacional. Como a conta de capital e a conta financeira, as transações correntes ajudam a compor o balanço de pagamentos.

As transações correntes também são chamadas de contas correntes. Elas registram transferências de bens, doações recebidas e serviços vindos de outros países sem haver contrapartida pelo outro participante da transação.

Além disso, as transações correntes também registram a locação de bens feitos e também contratação de serviços. 

Os primeiros rendimentos são equivalentes aos juros, salários e dividendos. Já os seguintes, também têm registro por parte do balanço de pagamentos.

Os resultados das transações correntes podem ser positivas ou negativas, sendo que quando o resultado for negativo significa que mais ativos saíram do que entraram, já quando é positivo, indica que mais ativos entraram, sendo o inverso.

Quais são os principais componentes das transações correntes?

As transações correntes ou contas correntes são basicamente compostas pela balança de serviços, transferências unilaterais e saldo da balança comercial. Nas transações correntes são feitos todos os registros de transferências de serviços, doações e outros itens que vêm de outros países, sendo empresas ou órgãos.

Por que as transações correntes são importantes para a economia?

As transações correntes são muito importantes para a economia, visto que é um dos principais resultados no balanço de pagamentos. Ela une a balança de serviços e a balança comercial.

  • Balança de serviços: a balança de serviços envolve seguros, rendas, transações unilaterais, transportes, remessas e recebimento de juros e lucros;
  • Balança comercial: a balança comercial envolve importações e exportações.

Mais abaixo você vai ver como as transações correntes podem afetar o crescimento econômico e muito mais.

Como as transações correntes afetam o crescimento econômico?

As transações correntes é uma ferramenta contábil muito importante e relevante para a economia. Através delas é possível fazer uma análise completa da economia de um determinado país e também realizar negócios com outros países.

Por meio da evolução do balanço de pagamentos, o BC (Banco Central) e o também e o Governo Federal podem realizar intervenções para auxiliar no desenvolvimento econômico do país.

O balanço de pagamento normalmente leva em consideração números gerados pelo comércio que são feitos entre não residentes e residentes. 

Basicamente, os residentes podem ser pessoas físicas ou jurídicas que são ativos em outros países, porém podem possuir residência em território brasileiro. Um exemplo disso são algumas filiais de empresas e brasileiros que trabalham em outro país.

Os residentes são investidores de outros países. Eles costumam fazer transferências ou obter ativos e serviços no Brasil. O que difere os dois são essas questões citadas, por isso, os itens que são produzidos no Brasil e são consumidos e assim movimentam a economia do país.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *