título público como funciona

Título público: como funciona?

Saber como funciona o título público é uma dúvida recorrente. Contudo, o tema é bem mais fácil do que muitos imaginam, basta entender algumas especificações importantes.

Os títulos públicos são basicamente papéis de dívidas emitidos pelo Governo Federal, que planeja arrecadar capital para angariar fundos para as atividades governamentais. Dessa forma, o governo após um prazo determinado te passa o valor investido, mais os juros. Ou seja, com títulos públicos, você basicamente realiza um empréstimo para o governo.

Ficou curioso e quer saber mais a respeito? Então fique neste conteúdo até o final e saiba tudo sobre o título público, o que é, como funciona e muito mais. Confira!

O que é um título público?

Como o nome diz, os títulos públicos são “papéis” de dívida emitidos pelo Governo Federal. Esse processo é intermediado pelo tesouro direto. Esse programa cogita arrecadar capital para os cofres públicos, para custear dívidas e financiar projetos.

Assim você basicamente pelo tesouro “compra” uma parte dessa dívida com os títulos públicos, e após um prazo determinado você pode pegar o valor investido mais o acréscimo dos juros. Lembrando que se você resgatar o “empréstimo” antes do prazo você perde parte do investimento.

Quais são os principais títulos públicos no Brasil?

No tesouro direto existem vários títulos públicos, e eles estão classificados em três modalidades, dentre elas podemos ressaltar títulos públicos prefixados, pós-fixados e híbridos.

Tesouro Prefixado — prefixados

Você provavelmente já ouviu falar neste tipo de título público alguma vez na vida, principalmente se fica sempre em dia com assuntos sobre finanças e investimentos.

Nessa modalidade a taxa de juros é acertada do momento que o investimento é realizado. O seu pagamento pode ser no final de um período (vencimento), ou a cada seis meses.

Esse investimento é indicado para pessoas mais conservadores que visam segurança e rentabilidade, ele te proporciona uma maior estabilidade em períodos de queda e que as taxas são atreladas à Selic.

Tesouro Selic — pós-fixado

A sua rentabilidade é variada acarretando instabilidade no processo, como o nome já sugere, esse título público acompanha a Selic, a taxa básica de juros do Brasil.

O seu pagamento ocorre apenas no vencimento, é indicado para quem procura alta liquidez, ou seja, facilidade em ter o dinheiro disponível o mais rápido possível.

Tesouro IPCA-híbrido

Esse título público funciona em duas modalidades, a sua rentabilidade é composta por uma parte variável que consiste na taxa da inflação, a sua outra parte é uma taxa prefixada no momento da compra do título público.

Os pagamentos podem ocorrer no vencimento ou a cada seis meses. Esse é ideal para quem busca rentabilidade ao longo prazo e busca proteção das oscilações do mercado.

Como funciona a negociação de títulos públicos?

Você consegue realizar a compra e a venda deste título público através de corretoras. Basta você realizar o cadastro pelo aplicativo da financeira, após a aprovação você realiza uma transferência.

Em sequência, você pode ir nas opções de títulos públicos no aplicativo da corretora e assim emitir a ordem de compra e aguardar a efetivação.

Qual é o risco de investir em títulos públicos?

O risco é muito baixo, porém não inexistente, para você ter um prejuízo mesmo seguindo as regras, precisaria que o tesouro Nacional “declarasse falência” o que é algo muito improvável, porém não impossível.

Agora você já sabe tudo sobre título público, como funciona e quais os principais tipos no mercado. Não deixe de estudar qual melhor se enquadra nas suas expectativas e invista com cautela!


Comments

Uma resposta para “Título público: como funciona?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *