Um dos tipos de aplicação que mais se comenta entre os bancos é o título de capitalização, que é divulgado como uma proposta de economizar dinheiro e ainda ter a chance de adquirir muitos prêmios durante o processo.
Mas afinal, será que esse tipo de aplicação é realmente tão rentável e promissora como algumas instituições costumam promover? Vamos tirar essa e outras dúvidas neste artigo especial com tudo o que você precisa saber sobre o título de capitalização. Acompanhe o post a seguir!
O que é título de capitalização?
Antes de qualquer coisa, precisamos definir o que é um título de capitalização. Utilizamos esse termo sempre que queremos falar sobre as aplicações que os bancos destinam às contas dos clientes, de modo que eles possam participar de sorteios, concorrendo a prêmios em dinheiro.
Quais são as vantagens de investir em títulos de capitalização?
Como todo tipo de investimento, existem vantagens para os investidores que aplicam no título de capitalização. A primeira é justamente o desenvolvimento de um hábito de economizar para poder participar dos sorteios. Essa prática pode auxiliar, inclusive, na melhor administração da quantia presente na sua conta bancária e de futuros investimentos.
Porém, como veremos mais adiante, o título de capitalização não costuma ser uma boa opção, já que essa aplicação costuma somente beneficiar o banco e não o investidor, além de deixar o cliente muitas vezes no prejuízo.
Como funciona o mecanismo de capitalização dos títulos?
De maneira simples, o cliente realiza a compra do título e recebe uma série de números com a qual ele participa dos sorteios que darão prêmios em dinheiro.
Quando chega o final de um período, o cliente recebe uma parte do valor aplicado com a presença da Taxa Referencial (TR) e uma taxa que deverá ser estabelecida na aquisição do título. Vale dizer que, apenas uma parte do valor recebe influência da rentabilidade.
Por fim, há três formas de pagamento de um título de capitalização. A primeira é a de pagamento único, na qual o valor é depositado todo de uma vez. Já a segunda, é a de pagamento mensal, que desconta direto da conta do cliente um valor por mês.
Por último, temos o pagamento periódico, no qual o cliente negocia com o banco o período em que as quantias devem ser depositadas. Todos esses pagamentos incluem custos tanto do prêmio como questões administrativas.
Quais são os riscos associados aos títulos de capitalização?
Novamente, como todo investimento existente do mercado financeiro, existem desvantagens que fazem com que os investidores se questionem as aplicações em títulos de capitalização.
O primeiro deles é que as chances de ganho com um título de capitalização são extremamente baixas, já que envolve sorteios. O segundo ponto é que essas aplicações não possuem liquidez, e ainda há cobranças de impostos, como o imposto de renda, por exemplo.
Por fim, o principal problema é que esses títulos não possuem a garantia do FGC, o que significa que a segurança do título depende da estabilidade do banco. Isso significa dizer que, caso a instituição que disponibiliza o título de capitalização vier à falência, o investidor perde todo o dinheiro que foi aplicado.
Agora que você já sabe dos perigos e cuidados que deve ter com o título de capitalização, não deixe de conferir outros conteúdos e compartilhar esse post!