Tipos de trabalho voluntário – 13 dicas

Tipos de trabalho voluntário – 13 dicas

Ajudar os outros é o melhor remédio para sentir que nossas vidas têm um propósito. Numa sociedade egoísta e direta como a que vivemos, ainda existem pessoas que se sentem vazias e, para preencher esta lacuna, recorrem a diferentes tipos de voluntariado.

Doar dinheiro ou suprimentos muitas vezes não é suficiente: é gratificante poder doar parte do seu tempo e o que você faz de melhor para pessoas que não têm chance. Muitas pessoas até têm esse tipo de consciência, mas estão perdidas e não sabem como ajudar os outros.

Idealmente, você deseja ser voluntário em uma atividade que seja agradável e corresponda ao seu estilo de vida. Se você encontrar dificuldades em encontrar essa carreira, não fique bravo: apenas queira fazer algo de bom e você terá metade dos seus desejos em prática.

Pesquisa e explicação – Trabalho voluntário

Uma pesquisa da Universidade Harvard mostrou que, além de serem recompensados ​​por ajudar os outros de certa forma, os voluntários têm uma taxa de prevalência menor e passam menos tempo no hospital quando isso acontece.

A explicação é que ver os problemas de outras pessoas cria uma maior consciência para cuidar da sua própria saúde e realizar inspeções preventivas. Para ajudá-lo a encontrar o melhor trabalho voluntário para você, listamos algumas opções abaixo.

Trabalhos manuais – Trabalho voluntário

e você é bom em alguns trabalhos manuais, que tal transmitir suas habilidades? Ensinar às pessoas diferentes artesanatos, como consertar eletrônicos, reformar móveis, costurar, bordar ou criar produtos artesanais, cria oportunidades de emprego e empreendedorismo.

Embora a tecnologia tenha substituído e retirado o espaço de muitos trabalhadores no mercado, alguns serviços manuais só podem ser realizados por seres humanos.

Se gosta de fazer algum tipo de trabalho artesanal, então esta é mais uma oportunidade de voluntariado! Você já pensou na satisfação de saber que seu conhecimento transformou a vida de alguém para melhor?

Você sabia que, além de realizar trabalho voluntário em território nacional, é possível colaborar com algumas causas sociais em diversas localidades do Brasil?

Pois bem, se você mora em outro país e quer contribuir para um mundo cada vez melhor, saiba que existem vários projetos disponíveis para serem adotados por turistas e imigrantes.

Apoiar causas sociais nacionais ou internacionais – Trabalho voluntário

Seja no Brasil ou no exterior, apoiar causas sociais é sempre uma experiência enriquecedora e gratificante. Além de colaborar com pessoas de diferentes idades, a atitude faz bem para a alma de quem pratica e para o coração do planeta.

Se você mora ou está de passagem pelo Peru, em Huancayo, é possível ajudar crianças de 4 a 14 anos a fazerem os deveres de casa, por exemplo. A cidade com cerca de 500 mil habitantes precisa de voluntários para contribuir com o desenvolvimento educacional das crianças.

A ideia é que os pequenos sejam cuidados, amados e cuidados após a escola, promovendo assim a sua autoconfiança e aumentando a sua autoestima, para que possam viver a vida de uma forma muito mais positiva.

Outro projeto importante na América do Sul é executado pela Fundación Anawin da Colômbia. Com vagas abertas para interessados ​​em trabalhar com crianças, a instituição busca auxiliar crianças de baixa renda por meio da prática de diversas atividades.

Porém, se sua localização atual é a Costa Rica, a cidade de Cantón de Santo Domingo recebeu um projeto de um grupo de amigos que se uniram para melhorar o dia a dia da comunidade. O objetivo da iniciativa é recrutar voluntários para auxiliar na educação, na construção de uma horta comunitária e outras ações que ajudem no desenvolvimento do município.

Ajudar na preservação ambiental – Trabalho voluntário

Uma das principais organizações não governamentais ambientais, o Greenpeace, promove diversas campanhas ao redor do mundo, que consistem em pesquisas, exposições e conferências baseadas nas demandas ambientais dos diferentes países em que atuam.

Para colaborar com a fundação, você deve fazer parte da Greenwire. No site, basta responder a um questionário para comprovar que a pessoa entendeu o significado do projeto e realizar um treinamento de boas-vindas.

Em seguida, você pode escolher um tema de interesse, ingressar em grupos próximos à sua localização e até criar sua própria campanha.

A cidade portuguesa de Cabeceiras de Basto alberga também um projecto interessante: o concelho acolhe uma ecovila vegetariana, criada com o intuito de vivenciar e desfrutar as belezas naturais de forma colectiva e sustentável. Atualmente, o projeto busca voluntários interessados ​​em ajudar na aldeia.

Defender animais – Trabalho voluntário

Para os amantes da natureza e defensores dos animais, o resgate e a reabilitação de várias espécies são o foco principal de alguns projetos internacionais de voluntariado, como Resgate de Animais Domésticos e Vivendo com Grandes Gatos.

No site dessas instituições, você ainda pode escolher o período e o local onde deseja ser voluntário, como Estados Unidos ou Reino Unido. Muitos desses programas visam a reintegração dos animais na natureza e em seus habitats originais, além de cuidar de espécies que não podem retornar à sua vida selvagem.

Além disso, as fundações se preocupam com a preservação e recuperação do meio ambiente nativo dos animais.

Auxiliar Idosos – Trabalho voluntário

Com o aumento da expectativa de vida saudável, a vida dos idosos está se tornando cada vez mais sóbria e a expectativa de vida cada vez mais longa. No entanto, devido ao quotidiano agitado, muitas pessoas acabam por ser colocadas em asilos, lares de idosos ou abrigos pelas suas famílias e raramente recebem turistas.

Nesse caso, a maioria dos idosos se sentirá abandonada, então o voluntariado nessa área é muito importante. Afinal, qualquer pessoa pode ajudar pessoas mais velhas, se quiser. Você já pensou em ensinar algumas habilidades? Se você toca violão, piano ou flauta, pode levar música para a casa de saúde ou ensiná-los a dançar, pedalar e exercitar a memória.

De qualquer forma, são inúmeras as possibilidades e planos para não deixar os idosos sozinhos e cuidar deles um pouco.

Lembre-se de que aprender coisas novas manterá os seres humanos em chamas. Todo mundo gosta de experimentar coisas novas e, sempre que fazemos algo pela primeira vez, o cérebro funciona e estimula a vitalidade. Se você está interessado neste serviço voluntário, participe de dois projetos legais que dividimos para você.

O primeiro programa é o programa Velho Amigo, que desempenha diversas funções neste público. Além do exame físico e do tratamento, você também pode se tornar um voluntário mostrando cortesia para com essas pessoas.

Neste projeto, as histórias que contam são levadas às crianças internadas no hospital, onde fazem desenhos ou escrevem poemas e depois as distribuem aos idosos.

Outro projeto jurídico que todos podem realizar é o Flor Gentil, que inclui a coleta de flores que sobraram de eventos e confraternizações e a montagem de pequenos buquês, que serão entregues aos idosos.

Nesse caso, você pode contribuir separando e entregando flores, doando ou até mesmo oferecendo uma quantia em dinheiro para ajudar a cobrir o custo fixo do plano.

Cuidar de doentes – Trabalho voluntário

A doença não traz apenas o custo dos remédios e tratamentos: também traz muita insegurança e vulnerabilidade emocional. Ao considerar o voluntariado para os pacientes, as crianças são o público com o maior número de participantes.

Vários hospitais oferecem aos voluntários espaços para brincadeiras, pinturas e atividades, e trazem um pouco de alegria para cada criança. Quando estavam internadas, não era apenas dor física: a incerteza do amanhã e o fato de outras crianças correrem livremente do lado de fora e precisarem ficar “presas” em camas causavam muita dor.

Crianças com câncer tendem a ficar no hospital por várias horas, portanto, há muitos programas que podem ajudá-las.

O GRAAC (Grupo de Apoio a Adolescentes e Crianças com Câncer) trabalha com um grupo de voluntários para levar alegria a esses jovens. Da mesma forma, a ONG Viva e Let Viver atua para levar um pouco de cultura e alegria por meio de histórias contadas a crianças e jovens em leitos hospitalares.

Mas não são apenas as crianças doentes que precisam de atenção e cuidados: todos nessa situação precisam de um pouco de conforto, alegria e distração.

Geralmente, os adultos estão mais conscientes da situação do que as crianças e, portanto, requerem mais atenção. É gratificante pegar um método diferente do hospital, mesmo que em pouco tempo, para se livrar do problema da doença!

Apoio aos animais ou pessoas através deles – Trabalho voluntário

Para os apaixonados por animais, existem muitas oportunidades de ser voluntário com eles. Você pode resgatar animais em risco, reintroduzir aqueles encontrados em locais inadequados nos habitats naturais e naturais ou cuidar daqueles que estão esperando para adoção.

No projeto Cãominhada, por exemplo, é possível cuidar de cachorros que ficam abrigados enquanto aguardam a adoção. Até que isso aconteça, vários voluntários se reúnem todos os domingos para levar os animais para passear.

Essa socialização dos cães é muito importante para eles serem mais amigáveis ​​e aumentarem as chances de serem adotados e de terem um lar.

E se você tem um cachorrinho em casa, ele pode se tornar um voluntário com você no projeto Patas Therapeutas.

Assim que você e seu animal de estimação se cadastrarem, eles passarão por um treinamento que permitirá a visita conjunta a hospitais e asilos, levando um pouco de conforto e esperança a quem sofre com a doença e a solidão.

Voluntário sem sai de casa – Trabalho voluntário

Tem gente que quer ser voluntária, mas não encontra tempo na agenda para isso. Se for o caso, existem entidades – como o Hospital das Clínicas de São Paulo e o Projeto Médicos Sem Fronteiras – que sempre precisam de doações e voluntários para manter seus propósitos.

Uma forma de contribuir é atuar na comunicação e nas redes sociais dessas instituições, realizando campanhas para arrecadar doações e conseguir voluntários para a realização das obras necessárias.

Basta ter um computador conectado a internet e um pouquinho de tempo, e você poderá atuar não só nos lugares que mencionamos, mas em quaisquer outras organizações.

Basta entrar em contato e ver quais são as reais necessidades! A maioria deles precisa de uma ajuda com marketing e comunicação.

Turismo social – Trabalho voluntário

Através da Organização Internacional de Turismo Social, é possível descobrir um sistema que agrega o trabalho voluntário às suas viagens, o famoso turismo social. Já imaginou curtir as férias e ainda impactar positivamente a vida das pessoas menos favorecidas que moram no local?

As ações podem estar relacionadas à saúde ou à cultura – e você perceberá, ao ajudar a comunidade, o quanto precisa aprender com isso. Se você acha que viajar apenas para conhecer restaurantes e pontos turísticos te deixa vazio, talvez seja hora de embarcar nessa aventura em sua próxima viagem.

E não se preocupe se não quer perder muito tempo viajando: há projetos que podem ser concluídos em poucos dias. Existem entidades, como o Sesc, que oferecem opções de viagens nesta modalidade.

Mas cuidado! Não vale a pena usar o voluntariado só para postar fotos na internet e conseguir curtidas, né? Lembre-se de que as pessoas que você ajudará não são atrações turísticas. São seres humanos em dificuldades e, muitas vezes, encontram-se em situações degradantes.

Projetos esportivos – Trabalho voluntário

Você gosta de esportes? O voluntariado neste tipo de atividade é uma excelente opção para ajudar crianças e adolescentes em situação de risco ou que simplesmente não têm oportunidade de vivenciar práticas diferenciadas.

A vida de crianças carentes não é fácil, o tráfico de drogas é um cenário próximo a muitas delas e o esporte é um meio importante de mantê-las afastadas do mundo do crime.

Dar aula para um curso gratuito – Trabalho voluntário

A maior facilidade de acesso às universidades, devido às cotas sociais, mudou a vida de muitas pessoas que podem sonhar com a chance de ter um diploma de ensino superior.

No entanto, a alta competição e a baixa qualidade do ensino nas escolas públicas dificultam a entrada de muitos jovens. Para ajudar, existem cursos pré-vestibulares que oferecem aulas gratuitas.

E promover iniciativas de apoio gratuito também ajuda, e muito, quem está em busca de soluções muito baratas. O projeto Geekie é uma ferramenta educacional poderosa a ser promovida por todos.

Distribuir alimentos e agasalhar moradores de rua – Trabalho voluntário

Milhares de pessoas vivem nas ruas no Brasil e os motivos são vários. Cada um deles tem uma história de vida que o torna único e não cabe a nós julgar. O voluntariado para ajudar os sem-teto é uma ótima maneira de fazer o bem.

Existem alguns voluntários que distribuem alimentos, agasalhos, colchões e itens básicos de sobrevivência. O projeto social Cozinheiros do Bem, localizado em Porto Alegre, distribui lancheiras completas para moradores de rua que moram sob três viadutos na capital.

A refeição é um prato completo com arroz, feijão, massa, legumes e carne ou frango, sobremesa e um copo de sumo. É servido sempre uma vez por semana, aos sábados ou domingos.

Segundo a idealizadora do projeto, dá certo, porque cada voluntário doa um pouco, e com o trabalho das formigas é possível chegar ao outro lado. O resultado é menos dor e menos sensação de abandono, mesmo uma vez por semana.

São Paulo – Trabalho voluntário

Em São Paulo, capital, temos o Delivery by SP que todos os meses reúne voluntários para distribuir itens e alimentos aos moradores de rua.

O projeto, além de facilitar o processo de diálogo e aproximação da população, permite que qualquer pessoa tenha uma experiência voluntária, faça amizades e atue com propósito. As ações são sempre à noite.

Ajudar grávidas – Trabalho voluntário

A gravidez é um momento único na vida da mulher, mas também pode ser um momento ruim. Muitos passam por uma gravidez indesejada como resultado de abuso sexual ou relacionamento violento. Projetos sociais como o Centro de Reestruturação para a Vida (CERVI), visam não deixar as mulheres sozinhas neste momento.

O CERVI surgiu em 2000, e, para ser um voluntário no projeto, basta concordar com os seus valores e missão e estar disposto a acolher as mulheres oferecendo apoio emocional nos momentos delicados, sem julgamento e com total sigilo.

A vida com mais trabalho voluntário

Como você pode ver, existem opções de voluntariado para todos os gostos e disponibilidades. Se ainda tiver dúvidas, procure o Centro de Voluntariado de sua cidade, onde você pode obter informações ou até mesmo participar de treinamentos, dependendo da área em que deseja trabalhar.

O mais importante é não deixar que a correria do dia-a-dia sufoque a vontade de ajudar os outros e, desta forma, exercer o nosso direito de cidadão. Tanto para exigir o poder público quanto para fazer parte da solução – e não simplesmente na confortável posição de “juízes virtuais”.

Perguntas frequentes sobre trabalho voluntário

Trabalho voluntário pode virar algum emprego?

Isso vai depender muito se você vai transformar aquilo em algo para empreender ou se alguém gostou de você e quis te contratar.

Fazer Trabalho voluntário pode diminuir ou aumentar o estresse?

Alguns especialistas indicam trabalho voluntário, pois algumas pessoas só estão depressivas porque estão com tédio, e por meio do tedio vem o estresse, mas não quer dizer que isso é um remédio.

Posso trabalhar como voluntário no hospital?

Sim pode a partir dos 21 anos e antes de ir se candidatar, voce tem que saber que é um trabalho delicado e é necessário muita paciência.

Esperamos que tenha gostado dessa matéria, para conhecer mais sobre o mundo do trabalho e do emprego clique aqui.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo