Os tipos de engenharia trabalham para otimizar as empresas agregando valor e diferencial. Hoje vamos conhecer as diferentes tipos de engenharia e quem sabe você também não se interessa por essa profissão?
Tipos de Engenharia
A engenharia é a ciência que utiliza métodos científicos para gerenciar recursos naturais, administrativos e humanos em benefício de todos.
Tipos de Engenharia: Definição
A engenharia teve seu nascimento desde a antiguidade, a partir da criação da roda, a polia e a alavanca.
O primeiro engenheiro da história foi Imhotep, funcionários do faraó Djoer, executor das piramides que levaria o nome do faraó.
Entre os séculos XV e XVI, a engenharia naval, em Portugal, desenvolveu embarcações com caravelas, nau arredondada e o galeão.
Já na era moderna, muitas áreas foram sendo acrescentas à engenharia, gerando um total de 13 ramos de estudo.
Tipos de Engenharia: Engenharia Aeronáutica
A engenharia aeronáutica foi desenvolvida para atuar na elaboração de aeronaves, desde sua fabricação até sua manutenção.
Helicópteros, planadores, foguetes, satélites, e sondas espaciais, entram no rol de desenvolvimentos do engenheiro aeronáutico.
Além disso, é capaz de realizar reparos e inspeções periódicas de estrutura e equipamentos. Podendo, também, atuar em obras e serviços ligados a infraestrutura da aeronave.
A construção de aeroportos, planejamentos de linhas espaciais, gerenciamento de tráfego aéreo, todas essas funções são exercidas pelo engenheiro aeronáutico.
Tipos de Engenharia: Engenharia Ambiental
A engenharia ambiental surgiu para atuar nas áreas de avaliação e gestão do meio ambiente. Também no abastecimento, tratamento e drenagem de resíduos pluviais e residências.
É função da engenharia ambiental estudar problemas ambientais nas esferas sociais, econômicas, e tecnológicas e também o desenvolvimento sustentável.
Deve ser capaz de reconhecer, interpretar e diagnosticar impactos ambientais negativos e positivos, em auditórias como autônomo ou em empresas.
Tipos de Atividades: Engenharia Bioenergética
Responsável por pesquisar tecnologias e desenvolvimento de recursos bioenergéticos, a engenharia bioenergética foi responsável pela criação do biocombustível.
É um campo novo e promissor vinculada as profissões do futuro e da atualidade. Objetivando a criação de novas fontes de energia menos poluentes.
Para fazer parte do time da engenharia bioenergética, pede-se um profissional de ampla visão e habilidade de enxergar e acompanhar novidades do ramo.
O engenheiro bioenergético atuar no desenvolvimento da tecnologia verde e no estudo da biomassa para a produção de energia elétrica.
Tipos de Engenharia: Engenharia Biomédica
A engenharia biomédica tem o interesse em desenvolver abordagens inovadoras a partir da união das ciências exatas e da medicina.
Em plena expansão a engenharia biomédica tem se dedicado a desenvolver e produzir próteses e instrumentos médicos, voltados ao estudo dos organismos vivos.
Multidisciplinar, conjuga conhecimentos de química, biologia, física e da medicina em prol do desenvolvimento de conceitos mais confortáveis e mais mecânicos.
A engenharia biomédica pode ser aplicada no estudo do corpo humano, tais como: transporte e transformação do alimento no corpo humano, circulação do sangue e do oxigênio.
Além disso, a distribuição de elementos químicos, e as propriedades existentes nos tecidos.
Tipos de Engenharia: Engenharia Civil
A engenharia civil engloba o projeto a concepção e manutenção de todos os tipos de infraestrutura.
Aplicados sempre em prol do bem-estar e desenvolvimento da sociedade a engenharia civil trabalha visando a manutenção ambiental e preservação do ambiente natural.
Sua área de aplicação é a criação de edifícios, torres, túneis, usinas de energia em todo o sistema estrutural e hidrotécnico.
A engenharia civil divide-se ainda em geotecnia, mapeamento, transporte, construção e estruturas de áreas urbanas.
Tipos de Engenharia: Engenharia da Computação
Viabilizador da produção de novas máquinas, a engenharia da computação atua no estudo e na realização dos projetos de construção de novas máquinas.
A engenharia da computação atua ainda na produção de hardwares e softwares para computadores e para sistemas de todos os tipos.
O principal objeto de existência e estudo da engenharia da computação os computadores desenvolvidos por ela, vai além do notebook ou do computador de mesa.
Todo o desenvolvimento tecnológico que pode ser utilizado em geladeiras, Smartphone, televisores e micro-ondas, é realizado pela engenharia da computação.
Tipos de Engenharia: Engenharia de Produção Civil
A engenharia de produção é responsável pela capacitação de profissionais que entendam de projetos, de custos e da melhor maneira de tirá-los do papel.
O enfoque principal da engenharia de produção está no cálculo e construção de hidrovias, ferrovias e pontes, bem como edifícios e residenciais, viabilizando a baixo custo e a qualidade.
É bastante interessante ter um setor de engenharia de produção para atuar na industria e na adequação dos processos no sistema de produção e organização industrial.
Tipos de Engenharia: Engenharia de Sistemas
Ramo da engenharia que foca no desenvolvimento de sistemas artificiais complexos a engenharia de sistemas integra vários ramos do grupo de disciplinas.
A engenharia de sistemas é responsável por definir de maneira precoce as necessidades dos usuários, ainda no ciclo de desenvolvimento do produto.
Responsável também por resolver problemas logísticos, coordenação de equipes, controle sobre máquinas e equipamentos.
A engenharia de sistemas é capaz de introduzir métodos e ferramentas que facilitam o trabalho em diversos projetos e disciplinas.
Tipos de Engenharia: Engenharia de Telecomunicações
A engenharia de telecomunicações tem a função de projetar, operar e realizar a manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicação.
Desenvolve e implanta redes de comunicação, por isso é necessário na engenharia de telecomunicações amplo conhecimento na área elétrica e eletrônica.
A engenharia de telecomunicações é responsável por criar, planejar e construir aparelhos e equipamentos utilizados na telecomunicação.
Tipos de Engenharia: Engenharia Elétrica
A engenharia elétrica trabalha com estudo e e aplicação da eletricidade e do eletro magnetismo na eletrônica.
Nasceu no século XIX quando a comercialização e distribuição da energia elétrica começaram a surgir.
A engenharia elétrica atua, portanto, nas empresas que são concessionárias de energia, em empresas de telecomunicação e na automação industrial.
Tipos de Engenharia: Engenharia Mecânica
A engenharia mecânica aplica a engenharia física e a ciência dos materiais para a projetar, analisar, fabricar e manter os sistemas mecânicos.
Os conceitos básicos de mecânica e termodinâmica, auxilia a engenharia mecânica na gestão de vida dos produtos, projetando fábricas e equipamentos.
Realiza pesquisa e desenvolvimento, além de poder voltar para o ramo de venda técnica, e criação de processos e produtos.
Tipos de Engenharia: Engenharia Química
A engenharia química é conhecida como a engenharia universal. Seus conhecimentos abrangem conhecimentos de química, física, biologia, computação e matemática.
Podendo atuar na produção e na construção de plantas a engenharia química visa melhorar o uso das matéria prima até o produto final.
Dedica-se, portanto, a concepção, desenvolvimento, melhoramento e aplicação dos processos e de seus produtos.
A engenharia química ainda analisa de forma econômica e dimensional a construção, operação, controle e gestão de unidades industriais.
Vídeo para futuros engenheiros
Bom, é isso. =)
Até o próximo texto.