Entender sobre o que se trata a Teoria da decisão se tornou uma prioridade das empresas atualmente, já que o objetivo de todas elas é potencializar as suas vendas. Logo, é de extrema importância compreender os fatores que levam o cliente a escolher seus produtos, correto?

É observado que são muitos os fatores levados em consideração na realização dessa escolha, dado que pode dificultar muito a vida das empresas. Por isso, confira o nosso artigo para que você consiga compreender de um modo bem simples o que seria a Teoria da decisão.

O que é Teoria da decisão?

Neste começo, cabe definir o que seria a Teoria da decisão. Como o próprio nome sugere, essa teoria aborda sobre os vários fatores que levam alguém a realizar alguma escolha. Para este artigo, daremos um foco para a perspectiva empresarial, na qual as empresas procuram entender os fatores que levam o cliente a escolher um determinado produto ou serviço.

Quais são os principais conceitos da Teoria da decisão?

Devido à quantidade de dados que costuma abordar, a Teoria da decisão se divide em dois grandes tópicos: a normativa e a descritiva. A primeira procura estudar os resultados obtidos das decisões e ainda mostrar qual seria a mais adequada a partir das suposições e das restrições daquela situação.

A descritiva, por sua vez, tem o papel de analisar como os agentes tomam aquelas decisões que resultam naquele contexto. Pode parecer um pouco abstrato, mas com a prática você será capaz de enxergar com maior facilidade.

Como a Teoria da decisão pode ser aplicada na tomada de decisões?

A Teoria da decisão pode ser aplicada desde a fabricação de um produto que vise atender as necessidades da maioria dos clientes, até as formas que a empresa deve se portar para que os consumidores mantenham o olho nela. Perceba que se aplicada corretamente, ela atinge vários pontos necessários para o crescimento da companhia.

Um exemplo hipotético para melhor fixação seria imaginar uma empresa que fabrica roupas. Através da Teoria da decisão, ela saberá que em tempos quentes e por causa do contexto daquele lugar (um certo evento que se aproxima ou data comemorativa) uma grande massa de pessoas vão procurar um tipo específico de roupa.

Esse exemplo simples traz os principais conceitos da Teoria da decisão, como a observação do fator comportamental dos clientes por parte dos responsáveis da companhia. Temos também a presença do desenvolvimento de produtos com base nos dados coletados no contexto que a companhia se encontra, nesse caso seria o clima quente que faz as pessoas optarem por certos tipos de roupas, entre vários outros elementos.

Quais são as limitações da Teoria da decisão?

Como todo grande conhecimento, a Teoria da decisão também possui suas limitações. A principal delas é ter uma dificuldade grande de lidar com muitos dados probabilísticos, devido à constante variação que eles sofrem. 

Uma boa notícia é que com as demandas observadas, vários novos trabalhos de estudiosos que envolvem a teoria com conceitos de probabilidade foram lançados, basta procurar pela internet as várias análises.

Esperamos que agora você seja capaz de definir o que seria a Teoria da decisão e como isso pode ser aplicado no contexto das empresas. Não deixe de compartilhar este texto em suas redes sociais e sempre que precisar de novas informações, retorne para este site!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *