Telefone Ministério do Trabalho (0800, WhatsApp)

46 48.869

Verifique o telefone do Ministério do Trabalho, Emprego e outras formas de entrar em contato com o Ministério. Além disso, saiba como registrar uma reclamação, como levantar questões trabalhistas e assim por diante.

O Ministério do Trabalho é um órgão do governo brasileiro, reorganizado por Michel Temer como presidente. No entanto, foi encerrado em janeiro de 2019 e tornou-se secretaria especial do Ministério da Economia.

Como entrar em contato com o Ministério do Trabalho

O Departamento de Trabalho não existe mais. Isso porque o presidente Jair Bolsonaro extinguiu o ministério, então sua titularidade foi incorporada ao novo Ministério da Economia.
Se precisar entrar em contato com o Ministério da Economia, observe que a seguir mostraremos todas as formas de se comunicar com ele. Portanto, fique atento para todas as informações sobre este ministério.

Número do Telefone Ministério do Trabalho

O Ministério da Economia passou a integrar a titularidade do Ministério do Trabalho e conta com uma central de atendimento para esclarecimento de dúvidas e questionamentos sobre seguro-desemprego, legislação trabalhista e serviços prestados pela Secretaria do Trabalho.

Para fazer isso, basta discar o número: 158. Lembre-se de que as ligações de telefones fixos são gratuitas, enquanto as ligações locais de telefones celulares exigem pagamento.

WhatsApp Ministério do Trabalho

Atualmente, o WhatsApp é o principal meio de comunicação entre as pessoas por ser um aplicativo fácil de usar. Infelizmente, o Ministério do Trabalho não possui esses serviços, por isso não pode ser contatado via WhatsApp.

E-mail

O Departamento do Trabalho fornece informações de contato direto por e-mail para os trabalhadores contatarem.

No entanto, também há um bate-papo com a Secretaria do Trabalho no site oficial do governo, que é outra forma de contato.

Para obter orientações ou tirar dúvidas sobre a legislação trabalhista, basta enviar um e-mail para a Delegacia Regional de Inspeção do Trabalho de seu estado, contatando o seguinte: trabalho. (Uf) @ mte.gov.br

Em cada unidade da federação, basta alterar o nome da uf por meio da sigla correspondente.

Por exemplo, em Minas Gerais, o e-mail é: Trabalho.mg@mte.gov.br

Não funciona, não atende, o que fazer?

Infelizmente, existem algumas reclamações no site Reclame Aqui que 158 não responderam. Resta continuar tentando, pois apenas esse número pode ser contatado pelo ministério, ou você pode tentar entrar em contato pelo site do governo federal.

Como fazer uma reclamação

Você pode reclamar com a Secretaria do Trabalho de forma anônima, pois o trabalhador só precisa entrar em contato com o fiscal do MTE. A empresa denunciada estará sujeita a investigação confidencial.

Independentemente da função ou cargo, todos os trabalhadores precisam desfrutar de todos os direitos, como férias, horas extras, trabalho noturno, etc. Para proteger os trabalhadores, o Ministério do Trabalho tem o número 158, onde eles podem fazer reclamações com segurança.

No atual governo Jair Bolsonaro, as questões trabalhistas são tratadas pela Secretaria do Trabalho, que hoje faz parte do Ministério da Economia. Mesmo assim, a maioria das pessoas, principalmente os trabalhadores, ainda chama esse órgão de Ministério do Trabalho.

Como ligar para tirar dúvidas trabalhistas?

Para esclarecer suas dúvidas e buscar orientações sobre legislação trabalhista ou outros aspectos relacionados, basta ligar para a central de atendimento 158 e selecionar o tipo de assunto que deseja receber.

Esta chamada é um serviço através do qual trabalhadores, empregadores e todos os interessados ​​podem fazer perguntas sobre a legislação trabalhista sem ter que se deslocar a uma determinada unidade do departamento regional de fiscalização do trabalho do Ministério da Economia.

Central Alô Trabalhador 158

A Central de Atendimento 158 Alô Trabalhador foi criada para facilitar a vida dos colaboradores. Por meio desta ligação, você pode tirar dúvidas ou buscar orientações sobre legislação trabalhista. Ao ligar, basta selecionar o tipo de assunto que deseja tratar para receber orientação profissional.

O call center Alô Trabalho é uma forma de comunicação direta entre os cidadãos e os poderes públicos que atuam em todo o país.

Por meio do telefone 158, o cidadão pode obter informações sobre seguro-desemprego, CAGED (Cadastro Integral de Emprego e Desemprego), legislação trabalhista, programas de integração social (PIS), etc.

Qualquer telefone fixo pode ser discado gratuitamente e as chamadas de celular são cobradas. O atendimento eletrônico será automatizado ou por meio de garçons.

O horário de funcionamento deste telefone é das 7h00 às 19h00.

Portanto, se você tiver alguma dúvida sobre o trabalho, basta entrar em contato com o número 158, pois o atendimento é mais rápido, eficiente e pode solucionar todos os seus problemas de trabalho.

46 Comentários
  1. Carina cristina Batista da silva Diz

    Boa tarde me chamou Carina estou passando por uma situação que está insuportavel para mim.
    Desse que fui contrada estou sendo destinada na empresa a fazer outros postos alem do meu.
    Por exemplo sou arrumadeira
    Estou sendo colocada no postos de auxiliar de serviço gerais;tenho como provar.
    Na lavanderia e até mesmo limpesa de escritorio.
    Verrer rua,lavação de espelho entre outros. Estou sendo subestinada a sair assima do meu horario,obrigada a fazer hora extra sem querer.
    Trabalho em hotel
    Em que é necessario tër seis camareiras,
    Auxiliar de serviço gerais entre outros
    Eles não estão querendo contratar.
    Sendo que usam e abusam dos funcionarios trocando de postos.
    O hotel está lotado hj é domingo.
    61 apartamëntos,só eu de arrumadeira.
    Tiraram um rapaz da recepção para fazer limpesa nós apartamënto.
    Triste com está situação que está prejudicado minha saúde.

    1. Maria Diz

      Meu nome é Maria. Fui hj no banco do brasil receber meu pasep porém não tinha sido depositado. Fui no Ministério Do Trabalho porém o funcionário disse que não poderia fazer nada! Oquê fazer? Ligo 158 contudo sem êxito.

    2. Severino Carlos De Brito Diz

      Boa noite tenho direito ao abono salarial pis, fui na caixa e não tem nada depositado estou precisando muito desse meu benefício por favor deposite meu dinheiro

      1. Vilda Alcenira dos Santos Diz

        Sou funcionária publica desde 2014 .sempre recebi meu pasep ,mas esse ano não recebi . quero entrar com recurso para poder receber pois estou precisando muito desse dinheiro

  2. Nete Diz

    Inês

    1. Patrícia Diz

      Quero saber porque esse ano não peguei meu abono salarial

  3. Josman tovar Diz

    Boa tarde…. Eu me quero pedi mías contás en mío trabhalio sin assina aviso….. Eu quero saber Q benefício podo perde

    1. Lucilene Aparecida Machado Diz

      Preciso saber o que fazer estou com 2 números de pis e sempre da problema não recebi o pós de 2020 o que fazer sai do serviço março de 2021onde vou pra resolver

      1. Carina Diz

        Olá trabalho 1ano e 3 mês em uma loja ganho só 800 reais,lá e só eu pra fazer tudo
        Trabalho das 7.30 as 5.30,nunca aumentaram meu salário
        Caso eu saio eles tem obrigação em pagar meus direitos?

  4. Deisiane Vianna dos santos Diz

    Fazer nova senha da cerira digital

    1. Luciania Moura Lisboa Diz

      Eu mim chamo luciania Moura Lisboa têm cinco anos de minha carteira de trabalho porei noa recebir na até agora oque fazer porque 158 Ñ atendem e eu preciso

  5. Poliana Diz

    Olá me chamo Poliana meu esposo trabalha em uma chácara na zona rural; porém é registrado como se trabalhasse na zona urbana; além do mais ele nunca tirou férias ..e.eueuultimamente não est

    1. Filomena Diz

      Boa tarde, não estou consigo visualizar meu saldo do meu PIS tenho o aplicativo do caixa tem e todos os anos eu recebo por lá e dessa vez não aparece pra mim poderia me ajudar

  6. Eu quero saber se minha rais foi foi cadastrado em 2019

    1. Luci.ar Diz

      Boa tarde fui ontem sacar meu PIS mas não conseguir fala pra mim procura o ministério do trabalho

  7. Maria Ivone de Oliveira Diz

    Gostaria de verificar a RAIZ de 2020 a data de envio, pois consulto meu PIS/PASEP na Carteira Digital e aparece não HABILITADO. Tenho direito ao PIS/ PASEP se exercícios 2020 que será pago em 2022??

  8. Carla Diz

    Como entrar em contato o 158 a um bom tempo não vem funcinado

    1. Wilner frank da Silva Diz

      Porquê o meu Pasep não foi liberado

      1. Jucimar Diz

        Meu PIS está como não habilitado, e todas as informações da RAIS foram entregue pela empresa, e também não ganho mas que dos salários,

    2. Erika Fabiana Diz

      Dei entrada no meu seguro desemprego e não consegui receber eles alegam q eu recebi uma parcela indevidamente há uns anos atrás, o q devo fazer pra poder receber minha o meu seguro desemprego

  9. Valdecir Pires Diz

    Boa noite;
    Minha situação encontra não habilitado ao Abono este ano, são 20 anos recebendo o abono e agora me encontro nessa situação, consultei a RAIS e consta entregue em 30/09/21 data a qual foi estendida para a entrega pelas empresas. O que fazer agora?

    1. Midian Diz

      Estou com esse mesmo problema, recebo a 10 anos , nunca parei de trabalhar, consultei o rais está pago, 158 não atende.

    2. Jose Milton De Oliveira Diz

      Bom dia eu se chamo Jose Milton estou com este mesmo problema recebo pis a dez anos não estou abilitado.

  10. DOUGLAS DE JESUS COSTA SILVA Diz

    PRECISO AGENDAR UM ATENDIMENTO NO MINISTERIO DO TRABALHO E NÃO CONSIGO. PELO 158 NÃO COMPLETA A LIGAÇÃO, ASSIM FICA DIFICIL.

    1. Jane Diz

      158 não atende…
      Tentei contato desde a 7 HS da manhã eles não atendem de jeito nenhum, ficamos na espera qdo da 1 min de tempo eles desligam e mandam retornar mais tarde.
      Descaso… E não tem outros meios de comunicação com eles.

  11. Gostaria de saber como posso agendar atendimento, pois o único meio de comunicação que existe não funciona, e só pode ir ao local com pré agendamento. Vocês só complicam as coisas. 158 não funciona, e não dão outra forma de comunicação.

    1. Jose Milton De Oliveira Diz

      Eu estou com este mesmo problema 158 nunca atende.

      1. Cicero A Clementino Diz

        Boa noite,estou tentando ligar nesse numero 158.e so fala que todas as atendentes estao oculpados…entao como vou conseguir falar com alguem???

    2. Fabiane Diz

      Meu pis não está habilitado, e tenho direito pois tem informações duplicadas minha carteira digital de trabalho por isso o erro na média base ,não consigo ligação para 158

  12. Isa de oliveira Lima Silva Diz

    Me chamo Isa . Não consegui recéber meu pis esse ano 2022. Minha rais foi informada .mas. o banco não me pagou. pagou que fazer? O telefone 158 está sempre ocupado não consigo falar com eles js tentei várias vezes . O que fazer pra receber meu pis.

  13. Lúcia Diz

    Meu PIS esta dando como não habilitado e nao cheguei a receber o teto de 2 salarios minimos, o telefone 158 nunca atende

  14. Vladimir da Silva lima Diz

    não completa a ligação, manda verificar o número, tbm não consegui pega o pis e tá tudo certinho

  15. Janaina Diz

    Não completa a ligação

  16. Vani Diz

    Tenho 11 anos de carteira não consegui receber meu pis pasep e não consigo falar no 158

    1. Clayton Diz

      Meu nome é Clayton. Tento ligar no 158 não consigo e fui na caixa para resolver minha situação falaram para entrar em contato com o ministério do trabalho. Enfim um empurrando para o outro . Corresponde a todos os requisitos para receber meu abono salarial. Sempre recebi . Na minha carteira de trabalho digital está falando que não estou habilitado a receber . Sendo que as empresas no rais estão mandando tudo corretamente as informações . Tento agendar com alguém do 158 e não consigo.

  17. Maria Diz

    Não consigo fazer denuncia pois tenho 3 irmãos e alguns amigos deles que estão trabalhando em condições deploráveis na fazenda Ratejo próximo de Inocência em Mato Grosso do Sul sem carteira assinada preciso de ajuda para fazer essa denuncia preciso resgatar meu povo de lá me ajuem

  18. RENATA Diz

    eu sou de abril e ate hoje nao depositaram meu pis disseram que o ministerio do trabalho iria resolver ate dia 15 e nada o que pode fazer denunciar
    acho que sera a unica opçao ….ano passado caiu na data certa esse ano ta com essa enrrolaçao

  19. Joyse Diz

    Agente trabalha

  20. Leonardo da Trindade Diz

    Bom dia estive na caixa econômica para sacar o meu abono salário pois chegando lá foi informado que eu não tinha nada débito em minha conta por que no ministério do Trabalho está constando que eu estava desempregado no ano de 2020 sendo que eu já trabalho desde 2015 na empresa já foi feito o ( RAIS ) mesmo assim não consigo ter acesso ao ministério nem por telefone e nem pelo site para marca um agendamento com o mesmo qual é o meio mais rápido para resolver esse problema.

  21. Diogo bart Diz

    ABONOS SALARIAL
    Nao tem parcela vinculadas ao meu CPF

  22. Luciania Moura Lisboa Diz

    Meu primeiro emprego foi fevereiro 2015ate 28 f everero 2016 ai 2019ate 2020

  23. Jackson ribeiro ferreira Diz

    Meu pis ta liberado no abono salarial do caixa tem mais so qe ate agora nao caiu. O meu saldo do caixa tem to precisando mt desse diheiro sera qe vcs poderia me ajudar por favor

  24. Dejair da Silva Diz

    Como faço pra resolver o meu cadastro para fazer a carteira digital não tenho mas acesso ao antigo telefone no meu cadastro e o meu email é silvadejair1968@gmail.com e o meu telefone é outro

  25. Joselma Diz

    O número 158 não atende d3 forma alguma…preciso tirar dúvidas trabalhistas.

  26. Vilda Alcenira dos Santos Diz

    Sou funcionária publica desde 2014 .sempre recebi meu pasep ,mas esse ano não recebi . quero entrar com recurso para poder receber pois estou precisando muito desse dinheiro

  27. Vanessa Diz

    Me chamo Vanessa e quero é preciso receber o meu pis pasep pois tenho direito trabalhei o ano de 2020 o ano todo sem faltar e quando vamos lá tentar receber não tem nada isso é um descaso com o ser humano trabalhador já tentei de td pra falar nesse ministério aí que não tá valendo nada e não consigo quero respostas( preciso receber questão de saúde ).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.