Tecnólogo é bom? conheça esta opção para entrar no mercado de trabalho
Será que fazer um curso tecnólogo é bom? Concluir o ensino superior é um passo importante para ganhar destaque no mercado de trabalho.
Porém, passar quatro ou cinco anos na faculdade nem sempre é uma opção acessível. E é aí que surge o curso tecnólogo, uma modalidade de graduação mais rápida e de grande empregabilidade.
Então, venha com a gente conhecer mais detalhes sobre essa formação e entenda porque ela é tão valorizada no mercado. Boa leitura!
Sobre o curso tecnólogo
O curso tecnólogo, ou de tecnologia, começou a implantado no Brasil em 1969, por meio do Decreto nº 547. Contudo, ele ganhou destaque nacional apenas no final da década de 1990.

Essa formação possui o mesmo peso do bacharelado ou da licenciatura, contudo pode ser finalizada em menos tempo. Em geral, dentro de dois a três anos.
O período reduzido é consequência de uma grade curricular mais focada. Afinal, o objetivo do curso não é formar profissionais generalistas, que possam atuar em diferentes áreas, mas sim especialistas.
Desse modo, você estuda conteúdos que são direcionados à área na qual pretende atuar, ficando dispensando de matérias que envolvem conceitos amplos.
Curso tecnólogo e curso técnico
Algumas pessoas ainda confundem essas duas formações. Porém, o tecnólogo possui diploma de nível superior. Assim, ele pode realizar especializações, mestrados e doutorados depois da faculdade. Bem como tem salários elevados, correspondentes ao maior nível de formação.
O técnico, por sua vez, possui diploma de nível médio, sendo assim, não é alguém graduado. Além disso, ele atua nas áreas mais operacionais do mercado de trabalho.
A maior diferença entre um curso técnico de especialização e um bacharelado é a duração.
O objetivo de atender a demanda do mercado é desenvolver um diploma de graduação técnica, que exige profissionais bem formados com maior agilidade. Portanto, o curso técnico de especialização tem duração de aproximadamente 3 anos, enquanto o bacharelado leva em média 6 anos para ser concluído.
Diferenciais para o mercado de trabalho
Existem vários diferenciais que o curso tecnólogo oferece e que ajudam os alunos a serem contratados mais rapidamente. A principal semelhança entre os dois métodos de graduação é que ambos podem ser encontrados em instituições de ensino públicas e privadas.
Os dois tipos de cursos são presenciais e à distância, sendo o bacharelado, o diploma e o corpo técnico todos de nível superior. Todos esses cursos foram aprovados pelo MEC (Ministério da Educação).
Para visualizar a lista de universidades renomadas que oferecem este curso, basta acessar o site deles e buscar na aba “Consultoria Avançada”, e depois aplicar o correspondente à sua busca O filtro está bom.
Aqui, vamos listar os principais.
Tempo reduzido
O tempo reduzido de um curso tecnólogo é seu principal destaque para o mercado de trabalho. Afinal, você não precisa aguardar um grande período para colocar em prática tudo aquilo que estudou na faculdade.
Isso é vantajoso para os alunos, que terão renda econômica de forma mais imediata, e para os empregadores, que poderão contar com profissionais capacitados mais rapidamente.
Conhecimento especializado
O tecnólogo tem conhecimento especializado. Como o curso é focado em uma área de interesse específica, o aluno consegue ter conhecimentos aprofundados sobre determinado campo de estudo.
Assim, enquanto um bacharel em Administração saberá superficialmente conteúdos de marketing, logística e estratégia. Um tecnólogo em Logística, por exemplo, estará muito mais preparado para atuar nessa área, pois conhecerá a fundo os processos que envolvem o setor.
Conteúdos práticos e demanda do mercado
Outro diferencial do curso é que você consegue ter uma qualificação muito mais prática do que teórica na faculdade. Sendo assim, além de entender os conteúdos estudados, saberá aplicá-los com facilidade no cotidiano profissional.
E, para finalizar, as formações em tecnologia são, em geral, criadas atendendo a uma demanda do mercado. Sendo assim, elas estão ligadas a profissões mais inovadoras e que possuem uma alta taxa de empregabilidade.
Por tudo o que citamos ao longo do artigo, fica claro que a formação em tecnologia o ajuda a conseguir um emprego mais rapidamente. Desse modo, não perca tempo e comece a estudar.
Perguntas frequentes
Por que é tão necessário um tecnólogo?
Qual a diferença de um tecnólogo para a tecnologia?
O que um tecnólogo em administração faz?
Existem quantos tipos de tecnólogos?
-Apoio Escolar;
-Controle e Processos Industriais;
-Gestão e Negócios;
-Hospitalidade e Lazer;
-Informação e Comunicação;
-Infraestrutura;
-Militar;
-Produção Alimentícia;
-Produção Cultural e Design;
-Produção Industrial;
-Recursos Naturais;
-Segurança.
Dentro dessas categorias ainda tem subdivisões que são:
-Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
-Banco de Dados;
-Geoprocessamento;
-Gestão da Tecnologia da Informação;
-Gestão de Telecomunicações;
-Jogos Digitais;
-Redes de Computadores;
-Redes de Telecomunicações;
-Segurança da Informação;
-Sistemas de Telecomunicações;
-Sistemas para Internet;
-Telemática.
Aproveite e conte para a gente, aqui nos comentários, qual curso tecnólogo você pretende fazer. Pra ver mais conteúdos sobre emprego e trabalho clique aqui.