Tecnologia na educação: quais seus benefícios históricos e atuais

0

É visível que as coisas estão mudando e evoluindo de forma rápida ao longo dos anos, e a tecnologia não fica de fora, muito pelo contrário, o seu crescimento está sempre impactando de forma direta ou indireta na vida das pessoas. 

E qual o papel da tecnologia na educação? Bem, para descobrir continue lendo o texto abaixo e veja quantas mudanças ocorreram com o passar dos anos. 

A história dos primeiros benefícios da tecnologia na educação

Quando falamos em tecnologia a primeira coisa que costumamos pensar é em computadores, robôs, internet e celulares de última geração, no entanto, a tecnologia não se resume a isso. 

A tecnologia é considerada um grupo de técnicas, métodos e procedimentos utilizados para produzir serviços, bens, ou chegar a um objetivo, como, por exemplo, na ciência quando se quer descobrir ou criar algo novo. 

Tecnologia na educação quais seus benefícios históricos e atuais (2)
Fonte/Reprodução: original

Portanto, na educação a tecnologia é utilizada na criação de técnicas que auxiliem no aprendizado e no conhecimento. 

Dessa forma, a necessidade de criação de novos métodos para a educação não é algo atual. Um artigo publicado no jornal New York Times no ano de 2010, escrito pelos jornalistas Benjamin Innes e Charles Wilson, mostrou uma linha do tempo sobre a evolução das tecnologias usadas para a educação. 

Como, por exemplo, um livro feito de madeira com letras e símbolos impressos utilizados visando alfabetizar por textos religiosos as crianças da época, denominado HornBook, surgiu em meados do ano de 1450. 

Após o passar dos anos e o surgimento de novas tecnologias esses métodos foram se aprimorando, assim, no final do século 19, foi criado o lápis, facilitando ainda mais o ensino e aprendizado das crianças.  

Tecnologia na educação 2021: importâncias durante a pandemia

Em março de 2020, a OMS declarou a covid-19 como uma pandemia, assim, de forma inesperada as pessoas tiveram que adaptar suas vidas, as escolas, faculdades e empresas necessitaram  adotar novos métodos para continuarem funcionando mesmo durante a pandemia. 

Assim, as aulas passaram a ser remotas e devido a essa mudança brusca de realidade, o início foi um pouco difícil visto que nem todos os alunos tinham acesso às tecnologias digitais e as pessoas ainda não tinham ideia de quanto tempo isso iria durar. 

Dessa forma, a tecnologia exerceu um grande papel durante o processo de aprendizagem nesse período de pandemia causada pelo covid-19. Como, por exemplo:

Aprendizado contínuo:

Como dito anteriormente, a pandemia acabou impactando de forma drástica na vida das pessoas, assim, o processo de aprendizado teve que mudar de cenário, passando do presencial para o ensino remoto. Logo, a tecnologia foi muito importante e teve um papel fundamental na hora de dar continuidade ao aprendizado. 

Como a utilização de aplicativos, sites, como, por exemplo, a plataforma Google Meet que passou a ser bastante utilizada para que os alunos pudessem assistir às aulas e também permanecer em interação com os professores. 

Novas formas de aprender:

Para manter a atenção e interação dos estudantes foi necessário a implementação de novas técnicas, essas tiveram que acontecer de forma online. Assim, jogos, vídeos interativos, apresentações utilizando técnicas lúdicas, entre outros recursos, foram imprescindíveis na educação no ano de 2021.  

Desenvolvendo a autonomia: 

Com o distanciamento social ficou cada vez mais difícil de manter aquela interação que acontecia durante as aulas, sejam entre crianças, jovens e adultos, cada um desses públicos teve que desenvolver seus métodos individuais, em suas casas.

Mesmo que a tecnologia tenha possibilitado continuar o vínculo entre instituição, professores e alunos, a maior parte das atividades são realizadas por eles em casa, dessa forma, tiveram que trabalhar mais a sua autonomia na hora de desenvolver suas tarefas.

Qual a previsão do crescimento da tecnologia na educação para o futuro? 

Sabemos que, mesmo com a volta gradual para o ensino presencial, as tecnologias continuam tendo uma grande e importante participação na educação e isso só tende a crescer.

Após passar por essa nova realidade do covid 19, muitas necessidades acabaram surgindo e a sociedade teve que acelerar ainda mais alguns processos para o desenvolvimento da educação. Devido à nova realidade, novas dúvidas surgiram, curiosidades, contribuindo para o crescimento de novas tecnologias que auxiliem a educação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DMCA.com Protection Status