A taxa de desemprego é um número que mostra a nossa realidade e ao mesmo tempo nos mostra como está a nossa economia. Um dado importantíssimo para os brasileiros, porque mostra quantas pessoas não têm, sequer o mínimo de renda para sobreviver.
O Brasil experimentou em 2015 uma das maiores crises de nossa história. Índices alarmantes de desemprego fizeram milhares de trabalhadores perder completamente a sua renda e após ensaiar uma recuperação em 2018 e 2019 a pandemia do novo coronavírus acendeu o sinal vermelho.
Abaixo você verá como está a atual taxa de desemprego no país e as projeções futuras de acordo com a opinião e estudos de vários economistas que entendem de mercado. Entenda tudo agora!
Crise no Brasil e Desemprego
Como dissemos acima a crise de 2015 que muitos diziam ser apenas uma crise política pegou a economia do país em um momento muito delicado. O país lutava para sair da “marola” que aqui chegou como resultado da crise no sistema imobiliário dos E.U.A e deixou como marca mais de 14 Milhões de desempregados.
Essa relação de confiança dos investidores com o cenário econômico do país tem relação direta com o aumento ou a diminuição dos postos de trabalho. De maneira mais resumida e simples quem tem dinheiro tem medo de abrir uma empresa e prefere investir em ampliação na bolsa ou a juros em bancos e isso prejudica a criação de vagas.
Tenho certeza que você também pensaria duas vezes antes de abrir uma empresa sabendo que o país não anda muito bem das pernas. E se você tem um negócio e vê que não há expectativa de crescimento, sem dúvidas o que resta é fechar as portas antes que o prejuízo seja ainda maior.
Como anda a nossa economia?
Depois de tempos difíceis em total retração a economia do Brasil começou a dar sinais positivos. Finalmente tendo o PIB com projeção de crescimento e resultados positivos em 2019, conquistas importantes em algumas reformas e com a redução da taxa de juros.
Depois de muito tempo o investidor voltou a sentir confiança no Brasil e isso influenciou a taxa de desemprego a cair. Bons resultados na quantidade de empregos formais voltaram a ser vistos no Brasil mas…
Com o surgimento da pandemia causada pelo novo coronavírus os governos não só no Brasil, mas no mundo todo tiveram que adotar medidas de confinamento social e restrição de circulação. Isso fez com que comércios e serviços não essenciais tivessem que fechar as portas.
Mesmo para quem trabalha em indústria sofre com essa paralisação, pois a indústria fornece matéria prima para essas pequenas empresas, e se elas não vendem, logo não compram e os efeitos dessa reação em cadeia já está impactando na economia mundial.
Segundo estudos do Banco Central se as medidas de confinamento continuarem durante mais um mês é possível que o PIB brasileiro diminua 1,5% já para o ano que vem e mesmo com todas as medidas adotadas pelo governo, é provável que o desemprego atinge níveis alarmantes.
O que esperar para o futuro?
O futuro da taxa de emprego no Brasil que em Janeiro de 2020 chegou a 11,9% está em cheque assim como a economia do mundo. Medidas estando sendo adotadas por governos no mundo todo a fim de minimizar esses impactos.
O fato é que tempos difíceis nos esperam, e muitos sacrifícios deverão ser feitos para manter os serviços e evitar o caos total. Mas o que as crises têm mostrado para o povo brasileiro é que tempos ruins passam e sempre há espaço para a esperança.
Taxa de desemprego e muito mais!
Se você gostou de aprender um pouco mais sobre a Taxa de desemprego e quer continuar aprendendo sobre o mercado de trabalho com nossas dicas diversas, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Empregos para idosos.