Taxa básica de juros: o que é e como ela funciona?

0 219

É essencial compreender o funcionamento da taxa básica de juros caso deseje entender a economia de um país, uma vez que, ela é responsável por determinar o aumento ou diminuição do preço de produtos e até determinar valores de investimentos.

Porém, por causa da extensa quantidade de fatores que determinam a taxa básica de juros, observa-se uma dificuldade de algumas pessoas de entenderem a sua atuação. Com esse cenário em mente, fizemos este artigo para tirar essas dúvidas e mostrar como o conceito se aplica no cotidiano.

O que é a taxa básica de juros? 

Antes de tudo, vamos à definição da taxa básica de juros. Também conhecida como taxa Selic, essa medida tem a função tanto de expressar a remuneração dos títulos como também de ser a base para a orientação dos outros juros existentes no Brasil.

Quais são os fatores que influenciam a taxa básica de juros? 

De maneira geral, a taxa básica de juros é resultado de diversos fatores que mexem na economia, como os acontecimentos políticos, sociais, ambientais, entre outras questões. Outro fator que mexe diretamente na variação da taxa é a maneira com a qual as pessoas fazem o consumo. 

Vamos supor duas sociedades imaginárias. Uma delas consome sem se importar com a possibilidade de se endividar, enquanto outra consome com maior cautela. A taxa de juros básica fará efeito nas duas, só que quem sentirá mais dificuldades será, sem dúvidas, a sociedade que consome descontroladamente.

Isso por que com o endividamento o país perde investimento e, consequentemente, diversas áreas do governo são afetadas. Controlar a taxa de juros permite o controle da economia do país e sua organização financeira.

Qual é a taxa básica de juros atual? 

Artigos Relacionados
1 De 103

Atualmente, a taxa básica de juros se encontra em 13,75% ao ano. Esse valor cresceu tanto por causa da necessidade de controle da inflação que se causou pelos eventos passados pelo mundo, a exemplo da pandemia de covid 19.

Como a taxa básica de juros afeta a economia? 

O Banco Central utiliza a taxa básica de juros para o controle da inflação, que reflete diretamente na capacidade das pessoas consumirem e nos valores dos investimentos. Por causa desse perfil, perceba que o principal papel que a taxa de juros possui sobre a economia é o de determinar o quanto o dinheiro circulante de um país vale.

Devido a isso, a taxa básica de juros afeta diretamente a economia através da determinação de valores de retorno de investimentos, principalmente os que envolvem a taxa Selic. 

Quais são as consequências da taxa básica de juros para o consumidor?

Através de tudo que dissemos até essa parte, você já conseguiu perceber que a taxa básica de juros é determinante para informar sobre como andam os valores relacionados ao dinheiro daquele país.

Logo, é intuitivo pensar que com uma taxa de juros mais alta, o consumidor perceberá logo de cara o aumento de preços das mais diversas coisas. Aliás, cabe comentar que os empréstimos ficam bem mais caros e, muitas vezes, inviáveis para os consumidores devido ao aumento da taxa de juros.

Com isso, percebe-se que em cenários de juros altos, as dívidas também encarecem por usarem a taxa básica como base. Por fim, também fica mais difícil de se adquirir uma quantidade de crédito em altas de juros.

Com esse último tópico pautado, acabamos o texto por aqui. Espera-se que você compreenda com clareza a definição da taxa básica de juros e também tenha uma noção melhor de sua influência na economia do país. Não esqueça de compartilhar para ajudar com a divulgação e esteja à vontade para conhecer outros posts aqui neste site.

Deixe um comentário