Para qualquer modalidade de empréstimo existe um tipo de amortização, sendo uma delas a tabela SAC, que conta com um decréscimo de juros contado ao longo da quitação da dívida. Ela pode favorecer os contratantes fazendo com que tenham mais dinheiro sobrando ao fim da operação.
O sistema de amortização da tabela SAC — abreviação de Sistema de Amortização Constante — funciona em todo momento durante uma transação. Isso significa que o valor da amortização é mantido igual durante todo o tempo de pagamento das parcelas do financiamento. O que realmente é alterado é o valor de juros mensal, que vai crescendo conforme a dívida não é paga.
Conforme a dívida é paga, menos juros são cobrados e o valor é ainda menor no fim de cada transação quando comparadas à primeira parcela do empréstimo ou financiamento.
Para que um valor estimado seja obtido, o ideal é recorrer a uma calculadora de tabela SAC, que você pode encontrar de maneira gratuita na internet.
Ficou interessado? Neste post, vamos conhecer mais da tabela SAC, como funcionam seus cálculos de produto e muito mais. Veja mais a seguir.
Quais os critérios usados para determinar o valor de um produto na tabela SAC?
O valor da amortização é sempre fixo quando se utiliza a tabela SAC. Ou seja, cada prestação paga diminui o saldo devedor. Assim, o percentual dos juros permanecem os mesmos, mas como o valor da dívida diminui, as parcelas também diminuem conforme o tempo.
Quando se faz uma simulação da tabela SAC, é muito mais simples compreender como funciona essa dinâmica.
Como é calculado o valor de um produto na tabela SAC?
Antes de tudo, é necessário entender como funciona o cálculo da tabela SAC. Os cálculos são feitos conforme os planos de empréstimo ou financiamento, então não há como saber de valores sem saber o valor dos juros e das parcelas.
Além disso, também é preciso conhecer o significado de alguns termos utilizados:
- Valor a Financiar: é o valor do crédito ou ativo à vista;
- Taxa de Juros: as taxas de juros são cobradas e podem aumentar por atraso de pagamento das parcelas;
- Número de prestações: é o número de parcelas que será pago pelo ativo ou pelo empréstimo. (Exemplo: 50 parcelas);
- Prestações: são a soma dos juros mensais e também da amortização por parte do saldo devedor.
Após conhecer todos os termos, é o momento de recorrer à calculadora de tabela SAC para fazer uma simulação e, assim, saber os valores das parcelas do empréstimo.
Contudo, é importante ressaltar que, independente da simulação feita através de uma calculadora para tabela SAC, o resultado é apenas uma estimativa, visto que não são considerados alguns tipos de tarifas, normalmente aplicadas pelas instituições financeiras em financiamentos.
Quais os produtos que estão listados na tabela SAC?
Confira abaixo quais são os produtos listados na tabela SAC:
- Valor do empréstimo;
- Número de prestações;
- Valor da entrada;
- Taxa de juros do banco.
Esses são indicadores com os quais iremos trabalhar no caso da tabela SAC.
Qual o objetivo da tabela SAC?
A tabela SAC tem como principal objetivo fazer o cálculo das parcelas de pagamento de um financiamento ou empréstimo.
Agora que você entendeu o que é Tabela SAC, é hora de procurar por uma calculadora gratuita para entender melhor como funciona e ter uma base de quais serão os valores do seu financiamento.