Swap reverso: como funciona?

swap reverso como funciona

O swap reverso é acordado entre o Banco Central do Brasil e investidores, através de um contrato em que é previsto possibilidades do aumento de moedas estrangeiras. Aquele que prever corretamente a diminuição ou aumento, pagará uma taxa de juros àquele que não previu o mesmo cenário.

O que é Swap reverso?

Você sabia que o swap reverso tem a finalidade de tornar o dólar mais volátil? Isto ocorre por haver uma troca rentável entre duas partes financeiras. Dessa forma, é possível ter um controle maior da moeda estrangeira no Brasil e evitar que determinados custos sejam muito maiores do que já são.

Além disso, o swap reverso é uma compra de dólar antecipada e, consequentemente, fará com que haja a diminuição nos preços. Isto evita que ocorram problemas ao se exportar um produto X ou Y ao Brasil com preços elevados.

Como funciona um Swap reverso?

O swap reverso é mais um dos recursos que o Banco Central tem, para tornar o dólar mais volátil. Neste caso, o BC pagará aos investidores uma diferença X presente na taxa DI (CDI), e aqueles mesmos investidores ficam responsáveis por pagarem ao Banco os balanços do dólar.

Acontece que nem sempre o BC sairá na frente de seu investidor, pois dentro do contrato com o swap reverso no período de 1 ano, suponhamos que dê uma oscilada no dólar em 5%, e a taxa DI seja valorizada em 6,75%, o investidor é que terá a vantagem de 1,75%.

Quais são os riscos envolvidos em um Swap reverso?

Dentre os principais riscos contidos no swap reverso, estão por haver custos nos contratos, que tendem a serem muito maiores, caso aconteça de ter erros na previsão. Isto não é nada vantajoso e pode ser um problema complicado de lidar a longo prazo.

Neste caso, se acontecer de você cogitar a hipótese de o dólar aumentar, e fizer a modificação dos juros juntamente ao BC, será necessário fazer o pagamento desses juros se a moeda americana não tiver uma alta, conforme o previsto.

Percebe que nem sempre o Banco conseguirá se manter na linha e terá certos prejuízos? Este é um dos principais riscos que podem acontecer, porém a instituição já está preparada para qualquer problema como este e sabe como lidar.

Quais são as vantagens de um Swap reverso?

O swap reverso oferece muitas vantagens tanto ao BC quanto a quem fará o investimento. No entanto, o maior benefício fica com quem é investidor, já que podem fazer as alterações em suas estratégias, sempre que acontecer de o cenário econômico sofrer mudanças negativas.

Além disso, uma das vantagens do swap reverso está às empresas e demais investidores que possuem capital em moeda americana, por exemplo. Isto possibilita que durante o momento de troca seja mais previsível contra as temidas osciladas que ocorrem no mercado.

A questão do swap reverso entre BC x Investidores, lembra um pouco da relação entre instituições financeiras x clientes que fazem investimentos no banco e desconhecem do Spread Bancário.

Agora que você conheceu a respeito do swap reverso, e entendeu qual a sua finalidade dentro do mercado econômico, permaneça conosco para saber mais informações sobre o mundo financeiro. Tire as suas maiores dúvidas e conheça termos dos quais sempre ouviu falar, mas nunca conseguiu compreender muito bem.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo