Provavelmente você já deve ter ouvido de Stop Loss, mas não sabe o que é. Por isso, preparamos este conteúdo com um resumo sobre esse recurso financeiro.
Para quem investe em ações na bolsa de valores a consciência dos riscos já está muito bem internalizada, mas há uma excelente ferramenta que a própria bolsa e corretoras deixam em mãos dos investidores, para conseguir diminuir os riscos, essa ferramenta se chama Stop Loss. O mecanismo do Stop Loss é extremamente recomendável para investidores, especialmente aqueles que têm outros empregos além de investidores.
Com a popularização da bolsa de valores como um excelente meio de conseguir uma renda passiva, estar atento a essas ferramentas e recursos utilizados no mercado financeiro é absolutamente essencial.
Então, hoje venha aprender o que é e como funciona o recurso do Stop Loss e como você pode utilizá-lo a seu favor no mercado financeiro!
O que é um Stop Loss?
O Stop Loss é um recurso utilizado por corretoras e pela bolsa de valores para diminuir os riscos das ações. Esse mecanismo é extremamente importante para que os investidores tenham, mesmo longe, um controle maior sobre seus investimentos e sobre a venda de suas ações.
Como todos sabem, o mercado de ações é volátil e há riscos nesse tipo de investimento. Se por um lado, caso as ações valorizam, o investidor tem um ganho, caso desvalorizem o ele sofre prejuízo. E claro, quanto mais desvalorizam, maior o prejuízo do investidor. Mas como lidar com essa situação? É exatamente aí que entra o recurso do Stop Loss.
Com esse recurso, o investidor coloca uma trava no quanto suas ações podem cair. Ou seja, com o Stop Loss ativado um investidor está colocando um limite no quanto a sua ação pode cair. A partir do limite imposto pelo investidor, caso suas ações caiam mais, elas são vendidas automaticamente, evitando assim possíveis prejuízos astronômicos.
Como colocar um Stop Loss?
O Stop Loss deve ser programado na própria corretora. Com o avanço da tecnologia, as corretoras passaram a utilizar aplicativos, para dar aos investidores uma alternativa mais próxima de acompanhar seus investimentos.
Por isso você deve utilizar também o aplicativo da sua corretora para programar o Stop Loss e assim conseguir uma trava no seu prejuízo no mercado de ações!
Quais são as vantagens de usar um Stop Loss?
Quando o Stop Loss é efetivado, infelizmente, já ocorreu a desvalorização das ações, naturalmente. Por isso que em um cenário de Stop Loss, é muito provável que o investidor já tenha perdido boa parte de suas finanças.
Mas isso não quer dizer que o recurso não seja vantajoso, na realidade ele é muito vantajoso e deve ser utilizado por todos os investidores.
A maior vantagem do Stop Loss é deixar os investidores livres de um prejuízo gigantesco, afinal, a principal função do Stop Loss é fazer com que as ações sejam vendidas automaticamente em uma situação onde elas estão desvalorizando.
Por ser um mercado volátil, um investidor nunca sabe quando as ações irão desvalorizar vertiginosamente e por isso é melhor, em muitos casos, é melhor prevenir do que remediar.
Quais são as desvantagens de usar um Stop Loss?
Mas a volatilidade do mercado de ações também pode ocorrer positivamente, então uma desvantagem do Stop Loss é um cenário onde as ações acabam desvalorizando, são vendidas automaticamente, mas logo depois valorizam novamente e assim o investidor perde a sua ação que já tinha posse. Esse é um triste caso onde o Stop Loss é um exemplo de desvantagem.
Seja como for, de modo geral é muito recomendado que o Stop Loss seja ativado, somente ficando de fora em casos muito específicos, onde há uma leitura mais detalhada por parte do investidor.