Você sabe qual a diferença entre SPC e Serasa? Por atuarem na área de análises e informações de crédito e terem funções muito parecidas, é comum que muitas pessoas confundam o SPC e Serasa ou acreditem se tratar de um mesmo órgão.
Apesar de mais de 66,6 milhões de brasileiros – o que representa cerca de 31% da população – saberem o que é estar negativado, ou mesmo quem nunca passou por essa situação, a maior parte acredita que o SPC e o Serasa são a mesma coisa.
Porém, o SPC e Serasa são empresas diferentes e, por mais que sejam parecidos, os seus serviços também são diferentes. Veremos a seguir o que é SPC e Serasa, quais as suas diferenças e como usar os seus serviços.
O que é o SPC e Serasa?
Criado em 1955, SPC é a sigla para serviço de proteção ao crédito. Sendo gerenciado pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), o SPC possui mais de 1 milhão de lojistas associados e conta com o maior banco de dados, dessa categoria, em todo o país.
Já o Serasa atua desde 1968 e tem a sua origem no mercado bancário, sendo criado para dar mais eficiência ao processo de análise de crédito. A maior característica do Serasa é receber pessoas que estão com restrição no nome por conta de dívidas em bancos e outros tipos de instituição financeira.
Existe alguma forma de negociar dívidas com o SPC e Serasa?
É possível sim. Para negociar uma dívida no SPC é preciso fazer um cadastro no “negociar dívida online” e preencher todos os campos, com os dados dos documentos que lhe forem solicitados. Feito isso, é preciso ver se a empresa a qual você deve está cadastrada no SPC. Se a resposta for positiva, basta negociar a dívida e escolher a forma de pagamento.
Já pelo Serasa, o site que deve ser acessado para negociação de dívidas é o “Serasa limpa nome”. Para isso, faça o Login com o seu CPF e senha. Você poderá consultar suas dívidas em atraso, verificar quais são as opções de negociação disponíveis para você no momento e, caso queira negociar, é só aceitar os termos e fazer o pagamento.
Qual é a diferença do SPC para Serasa?
Até aqui só vemos semelhanças entre o SPC e Serasa, já que os dois envolvem proteção de crédito e permitem a negociação de dívidas. Mas a maior diferença entre SPC e Serasa está na fonte onde cada um capta seus dados.
O SPC consegue expandir a sua base de dados através dos lojistas credenciados. Ou seja, caso alguém faça a compra de algum bem ou serviço e não realize o pagamento, o seu nome provavelmente irá para o SPC.
Já o Serasa alimenta a sua base de dados por meio dos bancos e instituições financeiras, então, pessoas que ficaram inadimplentes por conta de cartões de crédito, empréstimos, cheques especiais etc., certamente irão parar lá.
Sendo assim, apesar de terem funções parecidas, o SPC e Serasa atuam em mercados diferentes. Mas como consultar o CPF no SPC e Serasa?
Como consultar?
O processo para consultar o seu CPF no SPC e Serasa são muito semelhantes. Tanto o SPC como o Serasa possuem sites e aplicativos fáceis de usar. Basta fazer um cadastro informando alguns dados básicos como CPF, data de nascimento, nome e e-mail para utilizar os serviços, sendo que o processo é o mesmo para o SPC e Serasa.
Portanto, agora que conhece a diferença entre essas duas empresas, você saberá em qual delas a sua dívida se encaixa, para fazer a negociação e regularizar a situação do seu CPF.