Na verdade conhecemos Sociedade anônima pela sua sigla “S/A” incorporada a nome de muitas empresas dos mais variados setores, que conhecemos no mercado. Trata de um modelo a ser incorporado nos trâmites de gestão de uma empresa.
Saiba mais sobre a Sociedade anônima, como funciona, quais suas vantagens e qual a diferença dela para uma Sociedade por ações. Confira tudo isso e muito mais, neste conteúdo!
O que significa Sociedade anônima?
Sociedade anônima é o termo aplicado no nome de empresas de determinadas categorias, ais quais tem orientações para seguir e gerir seu empreendimento.
A Sociedade anônima é um tipo de empresa composta por acionistas, ela é de natureza jurídica, e precisa de no mínimo, dois sócios para ser aprovada como empresa S.A. A quantidade de ações não precisa ser distribuída igualmente entre seus mantenedores, cada pessoa que investir, terá sua porcentagem de ações com base nesse investimento.
Por que a Sociedade anônima é uma boa forma de negócio?
A Sociedade anônima torna uma boa forma de negócio, por algumas questões relacionadas aos seus trâmites, quando está em funcionamento, como: patrimônio pessoal do sócios, Capital Social, livre e claro, a responsabilidade de cada acionista.
O patrimônio pessoal dos sócios está protegido: os bens particulares dos acionistas não fazem parte dos assuntos da empresa. Enquanto, o Capital social deve ser contribuição de todos os sócios pode ser valores em espécie, bem como móveis e imóveis. Já a responsabilidade de cada acionista está relacionada apenas aos valores atribuídos às suas ações.
O Capital livre é relevante nesse tipo de empresa, pois é necessário que entre recurso financeiro, independente de quem possa ser acionista. A Sociedade anônima segue as leis do comércio, sendo considerada de perfil mercantil.
Qual é a diferença entre uma Sociedade anônima e uma Sociedade por ações?
Na Sociedade anônima as ações são divididas entre os cotistas, na qual a responsabilidade dos sócios está ligada ao preço das ações que adquirirem.
Na Sociedade por ações, seus princípios tem por base o valor que cada associado investiu. Cada associado responde de acordo com a quantidade de quotas que possui, porém todos devem participar da composição do Capital Social.
Como funciona uma Sociedade anônima no Brasil?
Existem duas situações a serem pontuadas nesse tópico: composição das Sociedades anônimas e tipos de Sociedades anônimas.
Composição das Sociedades anônimas
De acordo com essa modalidade de sociedade, ela apresenta alguns quesitos em sua formação como: assembleia geral, conselho administrativo, diretoria e conselho fiscal.
A assembleia geral reúne os acionistas para definição de ações importantes para o rumo da Sociedade anônima. O conselho administrativo, que pode ser inclusive facultativo, aconselha a diretoria em suas decisões.
A diretoria chefia e representa a empresa, no caso, os membros da diretoria não precisam ser necessariamente acionistas. E por fim o conselho fiscal lida com análise de contas, acompanha o trabalho da diretoria e participa das votações de administração da empresa.
Modalidades de Sociedades anônimas
As modalidades de Sociedades anônimas são consideradas do que chamam capital aberto e capital fechado.
Sociedade anônima de capital aberto
Em se tratando desse tipo, as ações dessas empresas podem ser vendidas na Bolsa de Valores, desde que possuam uma permissão do governo, emitida pelo órgão federal CVM (Conselho de Valores Mobiliários).
Com isso, também surge a possibilidade de captação de investimento externo ao mesmo tempo que devido a essa natureza, de capital aberto, a empresa passa por fiscalizações de órgãos governamentais e precisam acatar algumas responsabilidades.
Sociedade anônima de capital fechado
Já nessa situação, negociações com suas ações só poderão acontecer no âmbito privado, sem permissões ou alguma participação de órgãos do governo.
Quais são as vantagens e desvantagens de uma Sociedade anônima?
Dentre as vantagens de optar por abrir uma Sociedade anônima se destacam: a sua regulamentação, que está embasada na Lei das Sociedades por Ações, e o patrimônio dos sócios são protegidos.
Esse modelo de Sociedade possui reservas e distribuição dos lucros e sua demonstração financeira por ser realizada com regularidade, facilita a gestão. Nas desvantagens a saída dos sócios é uma ação restrita e também em seu regimento um sócio não pode ser excluído.
Abrir uma empresa, sempre requer muita organização e conhecimento a respeito das possibilidades, com objetivo de encontrar a melhor modalidade, saber quando uma sociedade torna-se importante, para que ocorram algumas reuniões prévias para discutirem o que cada sócio quer alcançar, verificar se conseguirão alinhar os objetivos, as metas e onde querem chegar.
Com este conteúdo você viu mais detalhes sobre a Sociedade Anônima, como funciona e quais as suas vantagens, então se você pretende abrir uma empresa, pesquise e estude com calma em que categoria o seu negócio melhor se encaixa, ou se já está na hora de expandir sua empresa e procurar por sócios.