A Simulação FGTS é um recurso interessante para o trabalhador saber quanto deve receber em dinheiro referente ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço em casos de demissão sem justa causa, por exemplo. É bem comum as pessoas, nesse cenário, não terem certeza dos valores disponíveis para o saque do benefício, e é nessas horas que a Simulação FGTS é útil. Saiba mais sobre o que é e como funciona o FGTS ao longo do texto.
O que é o FGTS?
O FGTS é um recurso que todo brasileiro que trabalha, ou que já trabalhou, em regime de CLT possui. Todas as pessoas que, em algum momento da vida, exerceram atividades remuneradas de maneira formal, com carteira assinada, têm FGTS. Na prática, o fundo é uma espécie de conta poupança aberta no nome do empregado no banco Caixa.
Essa conta recebe, mensalmente, enquanto o cidadão está empregado, uma quantia em dinheiro equivalente a 8% do seu salário bruto. Esses depósitos, feitos pelo patrão, se acumulam na conta e formam o fundo de garantia. Esse dinheiro pode ser sacado em situações específicas e tem como principal objetivo dar segurança financeira para o cidadão.
Como funciona o FGTS na rescisão trabalhista?
Existem diferentes situações em que o trabalhador pode sacar o seu dinheiro do FGTS, mas, a mais comum acontece na hora da rescisão do contrato trabalhista. Sobretudo quando o cidadão é demitido sem justa causa, é comum ele passar por dificuldades financeiras. Nesse contexto, é possível recolher os recursos do FGTS para aliviar um pouco as contas.
O problema é que muita gente não sabe quanto, em dinheiro, está disponível na conta para o saque. Veja, abaixo, como funciona o cálculo do FGTS em casos de rescisão de contrato trabalhista.
Como calcular a rescisão do FGTS?
Quatro fatores precisam ser considerados para fazer o cálculo do FGTS em casos de término ou rompimento do contrato: o valor do salário bruto do trabalhador, a data de início e de término do contrato e, também, se o cidadão possui valores remanescentes no FGTS referentes a outros períodos trabalhados.
Toda vez que o trabalhador assina sua carteira e começa um novo emprego formal, é iniciada também uma nova conta no FGTS. Por esse motivo, é possível que existam valores de outros períodos trabalhados que não foram sacados.
De toda forma, a melhor maneira para saber qual o valor disponível para saque é usar a simulação FGTS. Esse recurso está disponível em vários sites da internet e funciona como uma calculadora onde só é necessário informar os dados citados acima. A aplicação da simulação FGTS faz o cálculo e exibe qual é o valor disponível para o trabalhador. Simples assim.
Agora, basta procurar uma dessas ferramentas online e fazer os seus cálculos. Com a simulação FGTS é possível saber quanto deve ser recebido na rescisão de contrato e, assim, se programar para manter as finanças equilibradas. É uma excelente ferramenta para o trabalhador.