A Selic Over é um tipo de taxa que faz parte das negociações entre instituições financeiras. Ela sofre mudanças da noite para o dia e é justamente este o motivo para receber tal nomeação dentro da economia.
O que é a selic over?
Você sabia que, através de diferentes negociações com os títulos públicos juntamente do Banco Central, existe uma taxa a ser debatida entre essas financeiras? Essa é a Selic Over. Aqui, o “over” é a abreviação de “overnight”, visto que as alterações de todas as operações ocorrem em um período de 1 dia.
O diferencial da Selic Over é por se encontrar em números abaixo da Selic Meta, entre 0,10 e 0,11. É justamente por causa desses valores que você precisa observar com atenção as modificações que acontecerão em seus investimentos de renda fixa.
Qual o objetivo da Selic Over?
A Selic Over tem por função atuar como um indexador de investimentos, e é calculada através das operações que ocorrem entre os bancos. É por intermédio de uma média feita de todos os empréstimos que a taxa da Selic Over é definida.
Além disso, o diferencial da taxa Selic Over é por sofrer com diferentes modificações ao longo dos dias. É este aspecto que causará altas ou baixas em seus investimentos, e é mais um dos motivos para que a poupança pague os juros de acordo com este balanço.
Como a Selic Over funciona?
Conforme explicado, a Selic Over funciona para indexar investimentos de qualquer natureza e, praticamente todas as aplicações feitas com base na Selic, conterão a taxa de Overnight.
Além disso, falamos que a Selic Over costuma sofrer modificações diariamente e, caso se encontre em valores maiores que o normal — já pré-estipulados pela Meta —, o Banco Central será o responsável por interferir no mercado financeiro.
Acontecerá, portanto, a compra ou venda de diferentes títulos por parte do Banco Central, pois é justamente estes que trarão a Over em um valor aproximado da Meta.
Quais os riscos da selic over?
A Selic Over, na verdade, não apresenta riscos entre as instituições que contratam a modalidade, uma vez que estão em busca de fechar o caixa em determinado dia, caso os valores de empréstimos não sejam creditados.
Neste caso, se um banco resgata todo o caixa, pode ter muitos problemas, e se estiver em falta e não conseguir fechar no valor estipulado por não haver a quantia exigida, a Selic Over será a responsável por solucionar este tipo de risco.
Quais as vantagens da Selic Over?
A Selic Over oferece vantagens maiores às instituições financeiras que carecem de uma quantia para custear o que ficou em aberto no caixa. Assim, é perfeita tendo em vista que o valor não sofrerá alterações dentro daquele período. Porém, passado 1 dia, ocorrerão modificações, conforme explicado.
Além disso, a Selic Over é ideal para quem trabalha com os investimentos, justamente por terem em mãos índices reais e não provisórios. Se você atua como investidor, saiba que é uma das taxas mais seguras quando atrelada à renda fixa.
Dentro da economia, a Selic Over sofrerá com altas e baixas, e caberá ao Copom fazer o controle de valores caso haja aumento ou diminuição no consumo.
É normal você encontrar produtos por um preço mais em conta durante determinado período, e depois procurá-lo depois de dias ou semanas e estar em um valor maior que o normal. Claro, ao consumidor nunca será bom, mas para quem atua no comércio, é mais interessante.