Seis em cada dez brasileiros já usaram o Pix

Seis em cada dez brasileiros já usaram o Pix

Muitos brasileiros recorrem ao Pix diariamente e isso se dá por sua facilidade de pagar e receber qualquer valor instantaneamente, visto que a vida agitada das pessoas exige que tudo seja mais rápido e sem muita burocracia, como seria o caso de DOC ou TED.

Como o PIX mudou a rotina financeira?

A rotina financeira se alterou por completo quando o Pix chegou, e atualmente cerca de 104,4 milhões de pessoas pagam e recebem via Pix, o que equivale a 62,5%. Somente o Pix conseguiu movimentar um valor de R$ 4 trilhões desde o lançamento em 16 de novembro de 2020.

O Pix passou a ser aceito em praticamente 50% do e-commerce, além ter sido adotado por mais de 760 instituições, que agora fazem uso desse meio de pagamento instantâneo. O Banco Central ainda informa que esse número aumentará por conta de outras 50 empresas do setor financeiro que estão a um passo de aderir ao Pix.

Como tem crescido este novo meio de pagamento?

O Pix cresceu rapidamente entre pessoas de baixa renda, e somente neste parâmetro houve um crescimento de 131%, porém ao juntar todas as faixas, esta alta é de 52%. Por ser possível realizar transferências sem um valor específico, muitas pessoas fazem seu uso para enviar valores inferiores a R$ 100,00, algo extremamente inclusivo criado pelo Banco Central em novembro do ano passado.

As pessoas passaram a optar por estabelecimentos e lojas online que aceitem Pix ao invés de boleto, visto que este costuma demorar entre 1 a 3 dias para descontar no banco responsável, e o Pix é extremamente rápido e em segundos estará pago, seja produto ou serviço.

Atualmente, algumas lojas e-commerce aceitam o pagamento por Pix, além de ser possível pagar boletos do Mercado Crédito por este método, garantir que o valor caia em pouco tempo e o limite seja liberado no mesmo instante.

Algumas instituições de energia elétrica começaram a aceitar os pagamentos via Pix para facilitar a vida das pessoas que fazem seu uso, porque terão dessa maneira mais facilidade de pagar, além de contar com o comprovante de pagamento da conta que precisa ser guardado.

Confira outras notícias sobre finanças e governo no Renda Brasileira!


Comments

3 respostas para “Seis em cada dez brasileiros já usaram o Pix”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *