seguro garantia judicial como funciona

Seguro garantia judicial: como funciona?

Você sabe o que é seguro garantia judicial? Essa é uma modalidade de pagamentos de dívidas judiciais voltada para empresas. 

Essa modalidade possibilita que o empreendimento continue funcionando normalmente sem ser descapitalizado durante o processo. O seguro garantia judicial é muito utilizado por empresas e órgãos públicos. A modalidade é uma maneira legal que possibilita que o patrimônio do devedor em um espaço judicial seja poupado durante o processo.

Neste conteúdo você vai ver como funciona o seguro garantia judicial, qual é a principal finalidade, quais as vantagens, o que é e muito mais.

O que é um seguro garantia judicial?

O seguro garantia judicial é um tipo de seguro que tem como principal finalidade fazer a substituição dos depósitos judiciais, penhoras de bens e cauções, fazendo com que o que foi determinado pelo juiz seja cumprido sem que o patrimônio da parte envolvida, seja envolvido.

Assim, o seguro garantia judicial é muito importante e muito utilizado pelas empresas e órgãos públicos, o que faz com que seja possível que a entidade não mexa no patrimônio da empresa ou caixa durante a disputa legal.

Essa modalidade de seguro garantia judicial é realizada pelas empresas de seguro que são registradas pelo órgão competente do Poder Público que é a Susep (Superintendência de Seguro).

Qual é a finalidade de um seguro garantia judicial?

O seguro garantia judicial tem como principal finalidade substituir de maneira legal as dívidas possíveis que uma das partes do processo tem. Desse modo, é possível que essa parte não precise pagar o valor definido até que o processo se encerre.

Assim, o seguro garantia judicial pode ser usado durante ações civis e também trabalhistas, no geral, além disso, também durante execuções fiscais e outros processos envolvidos em cobranças de dívidas tributárias.

Não importa a origem do valor que a empresa deve judicialmente, o seguro garantia judicial cobrirá o valor para que as atividades cotidianas da empresa não sejam interrompidas. Neste conteúdo você ainda vai ver mais sobre isso.

Quais são as vantagens de um seguro garantia judicial?

O seguro garantia possui diversas vantagens. Além de não permitir que a empresa fique sem recursos e protegê-la, ele permite que a saúde financeira da empresa ou órgão continue de pé.

Isso ocorre, pois o seguro garantia judicial não imobiliza o capital da empresa, além de não limitar o seu crédito bancário. Portanto, recorrer a um seguro como esse é muito importante para qualquer modelo de negócio.

Como funciona um seguro garantia judicial?

A modalidade de seguro funciona de modo fácil e tem como principal meta cobrir os depósitos judiciais, com as penhoras de bens e cauções. O seguro garantia judicial possibilita que tudo o que foi determinado pelo juiz seja cumprido sem que precise mexer de maneira direta no patrimônio da empresa ou órgão que está envolvida no processo em questão.

Agora que você entendeu um pouco sobre o seguro de garantia judicial e sabe sobre suas vantagens e como funciona, é o momento de recorrer a essa modalidade de seguro para proteger seu negócio ou órgão durante um processo judicial que pode ser movido por terceiros e impactar seus negócios.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *