seguro do como funciona

Seguro D&O: como funciona?

O seguro D&O (sigla em inglês para Directors & Officers, que em português significa Diretores e Administradores) é uma modalidade de seguro que está cada vez mais ganhando destaque entre gestores e executivos de empresas. Isso porque essa modalidade tem como objetivo proteger esse grupo de pessoas de problemas judiciais graves que podem afetar o seu patrimônio.

Mesmo que a modalidade esteja ganhando mais visibilidade, ela ainda não é muito popular no Brasil. Nesse artigo, você irá saber tudo a respeito do seguro D&O e como essa modalidade funciona.

O que é um seguro de danos pessoais e patrimoniais (D&O)?

Gestores são alvos fáceis quando um problema ocorre em uma empresa. Basta um pequeno erro e eles com certeza serão responsabilizados por ele e, em muitos casos, essa responsabilização pode chegar a medidas legais. Para protegê-los, o seguro de danos pessoais e patrimoniais (D&O) foi criado.

Através do seguro D&O, o diretor ou administrador estará protegido contra, principalmente, danos a sua imagem e aos seus bens que uma ação judicial pode causar, pela ampla cobertura das seguradoras. Além disso, o gestor terá uma segurança garantida de prevenção de riscos, o que é importante para qualquer líder em uma empresa. 

O seguro D&O funciona de forma simples. Ao realizar a contratação, seja ela feita individualmente ou para todos os gestores ou executivos de uma empresa (em casos de empresas que contratam diretamente o seguro para trazer mais segurança aos seus funcionários), o contratado terá cobertura contra bloqueios de patrimônio e bens, danos morais, custos de investigação e judiciais, multas, entre outras.

Quem é elegível para segurar um D&O?

Para segurar um D&O, qualquer pessoa que exerça um cargo de liderança em uma empresa, como um diretor ou gerente, pode entrar em contato com uma seguradora para fazer a contratação do serviço.

O seguro é destinado apenas para pessoas físicas em cargos administrativos ou executivos, sendo assim, quaisquer danos causados a terceiros pela própria empresa não são cobertos pelo seguro.

Por que é importante ter um seguro D&O?

Ter um seguro D&O é de grande importância para qualquer diretor ou executivo de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, pois os riscos patrimoniais que um simples erro que passe despercebido podem trazer muita dor de cabeça, facilmente evitada pela segurança de uma apólice. 

Por isso, aqueles que exercem um cargo de liderança em uma empresa precisam estar assegurados contra adversidades desse tipo para terem quaisquer valores cobertos por uma seguradora, evitando seu prejuízo financeiro.

Como funciona um seguro D&O?

Como mencionado anteriormente, o seguro D&O funciona de maneira simples. Ele é como o seguro de responsabilidade civil (que é quando uma pessoa ou empresa causa danos a terceiros e a seguradora reembolsa ao contratante a indenização paga pelos danos causados), porém, com o foco é dedicado aos executivos e gestores de uma empresa, combatendo riscos contra os seus bens. 

Tendo conhecimento do que é e como funciona o seguro D&O, fica entendido que, ao gerir uma empresa, é de extrema importância estar segurado contra quaisquer riscos de uma ação judicial que pode colocar em perigo o patrimônio que você conquistou até então, além, claro, da boa imagem construída ao longo de sua carreira. 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *