Você sabia que as secretarias da educação é composta por 72% de profissionais femininas? Atualmente, as mulheres que atuam neste setor são maioria também na gestão e representam cerca de 66%! É surpreendente, né? Essa representatividade é muito importante para que muitas outras mulheres se sintam seguras de atuarem onde desejarem e se sentirem bem!
Por que a maioria das Secretarias da Educação são formadas por mulheres?
Diferente do que muitos imaginavam, as secretarias da educação tem mais mulheres do que homens e, de acordo com Júlio Gregório Filho, secretário de Educação, isto acontece porque as mulheres são competentes e tem na essência o dom de ensinar.
Quando falamos a respeito de um dom, é porque essas mulheres se encarregam de uma administração pesada, que exige paciência, atenção, organização e muita dedicação. É um trabalho que carece de muito amor e que realmente faz muita diferença na vida de quem é professor, diretor nos alunos, pois uma boa gestão reflete em excelentes resultados.
Quantos homens trabalham na secretaria da educação?
Além disso, atuar nas secretarias da educação exigem funcionários organizados, e a maioria das pessoas não tem o hábito de trabalharem com cautela. Não é à toa que nestes cargos hajam apenas 28% dos homens que realmente atuem no setor e gostem do trabalho.
Inclusive, de acordo com os dados levantados em questionário aos secretários, podemos observar que em grande maioria são as mulheres e que trabalharam em sala de aula muito antes de serem secretarias. Nem todos os professores homens tem o interesse de saírem das salas de aula, principalmente aqueles que atuam em universidades.
O que são as Secretarias da Educação?
As secretarias da educação trabalham para elaborar diferentes políticas voltadas às escolas de ensino básico, como as do ensino infantil, fundamental I e II, e ensino médio. Há todo um planejamento, orientação e coordenação para haver ordem nas escolas e possibilitar o desenvolvimento pleno dos estudantes.
Saiba que as secretarias da educação tem um papel mais do que fundamental no Brasil, pois é responsável por realizar diferentes avaliações das escolas, controla e executa a política exigida por cada estado brasileiro. Não é um trabalho fácil, mas que é feito sempre com muito profissionalismo.
Qual é a função das Secretarias de Educação?
Como explicamos acima, as secretarias da educação tem a obrigação de fazer com que as escolas trabalhem como o previsto em Lei, além de controlarem o que acontece nas redes de ensino do município. Avaliar, realizar a coordenação, iniciar diferentes planejamentos e atuar na supervisão são funções essenciais a quem trabalha no setor.
Sabemos que ser um profissional da secretaria da educação não é nada fácil, pois as pessoas se encarregam de muitas informações ao mesmo tempo. Ao lado do professor e de quem faz a gestão escolar, ser uma secretaria da educação é bem complicado e cansativo.
Quem pode atuar como secretário escolar?
Caso você tenha o desejo de trabalhar em uma das secretarias da educação de sua cidade, saiba da importância de fazer um curso para se especializar na área, pois é essencial ser perito em arquivamento de documentos, atuar com diferentes registros, protocolos e até mesmo com a escrituração.
Além disso, a organização para se tornar um profissional é muito importante! Em qualquer âmbito de trabalho ter organização é mais do que essencial, pois garante que a sua mesa não vire uma zona e você perca documentos importantes a empresa.