Sebrae e FGV comprovam que uso de Pix diminui perda de faturamento de empresas

PIX diminui perda de faturamento de empresas, Sebrae e FGV compravam

1 17

O PIX foi implementado no dia 5 de outubro de 2020 por uma iniciativa do Banco Central, e ele vem trazendo inúmeras vantagens para as empresas e clientes, reduzindo a burocracia, taxas e tempo das transações. Para usar o PIX é simples, a tendência é que as empresas adotem cada vez mais o sistema, graças a possibilidade de aumentar o número de vendas e reduzir os gastos dos consumidores.

Quais são as vantagens do uso do Pix para empresas?

Há inúmeras vantagens para aqueles que aderem o PIX, entre elas há destaque para praticidade e velocidade, graças a ele os consumidores podem realizar transferências com isenção de taxas, além de poder usar o sistema em qualquer horário, graças a sua disponibilidade de 24 horas. Além disso, o PIX  inova no quesito de facilidade, as chaves registradas evita ter que digitar inúmeras informações, como era necessário no TED e DOC.

Pessoa segurando um celular
Fonte/Reprodução: original

Entre tantos pontos positivos, o mais relevante para as empresas é a possibilidade de receber pagamentos dos clientes de uma maneira mais rápida, com menos taxas e sem intermediários, situação o qual incentiva o crescimento de vendas, graças aos benefícios trazidos tanto para os clientes quanto para as empresas.

Como está a adesão do Pix no Brasil?

A adesão do PIX vem atingindo números promissores, havendo uma maior adesão nos setores de Comércio, onde a adesão já chega a 86%, seguido pelos seguintes setores: industrial com 73%, setor de serviços com 72%, agropecuária 69% e por fim a área de construção civil com 65%. 

Ao analisar as diferentes atividades comerciais, os levantamentos apontam que o uso do PIX nos serviços veterinários e pet shops atinge números que beiram a totalidade, alcançando um índice de 93%. Nos serviços de academia, beleza, alimentação e de saúde a adesão ficou acima de 80%, valendo observar que academias, setores de alimentação e a área de beleza foram muito afetados pela pandemia.

Concluindo-se que a adoção do PIX vem crescendo tanto nos setores que foram bem sucedidos frente a pandemia quanto aqueles que foram fortemente prejudicados pelas mazelas do cenário pandêmico. 

Calcula-se que o total de usuários do sistema PIX já conte com 106 milhões, conforme as pesquisas do Banco Central, e quanto ao número de chaves registradas já são de 313,3 milhões, valendo lembrar que muitas pessoas possuem mais de uma chave por questões de segurança e praticidade.

1 comentário
  1. […] “novidade” da vez está nos recentes crimes envolvendo o Pix, em particular os golpes que acontecem com cada vez mais frequência. Portanto, o Banco Central […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.