Saque Dep Cód 01 – Saiba o que significa

1 13.658

O recebimento do FGTS é algo muito importante para todos os brasileiros que trabalham como CLT e possuem direito ao benefício, por isso que é importante estar atento a todos os tipos de novidades relacionadas, assim como também a todos os problemas que estão atrelados ao recebimento deste dinheiro para saber como resolver eles!

Um problema que geralmente pode surgir para alguém que precisa sacar o seu benefício e não consegue, é o “Saque Dep – Cód 01” que pode possuir até mesmo dois significados, é por isso que hoje ensinaremos sobre como resolver esse tipo de problema ou ao menos entender o que causa ele para poder encontrar a real solução para cuidar disso.

O que é exatamente o Saque dep – cod 01

Quando alguém busca realizar o saque do FGTS, pode acabar por se deparar com o saque dep – cod 01, o que pode chegar a se significar até duas coisas em específico. Vamos por parte para explicar! Primeiramente é necessário saber que o cod 01 é o que exatamente possui dois significados, pois o primeiro dele pode dizer que o solicitante em questão foi demitido sem justa causa.

O segundo significado é o de que a conta do cliente que é vinculada recebeu a autorização do Código 01.

SAQUE DEP COD 01 - FGTS Saque - Fundo de garantia - Status: SAQUE DEP COD 01  - FGTS Negativo - YouTube
Fonte/Reprodução: Caixa Econômica

Agora para finalizar essa parte, é importante estar ciente de que o Saque dep é para afirmar que o seu FGTS ainda não foi sacado e está disponível para isso. Ou seja, em um rápido resumo, podemos dizer que ao surgir o “Saque DEP COD 01 FGTS”, o seu FGTS está pronto para ser sacado no momento em que desejar realizar!

Além desse código citado acima no paragrafo, é importante também saber da existência do “Saque JAM Código 1 FGTS”, que aí esse significa que há o saque dos juros de rendimento do seu FGTS e que ele também já está disponível para ser retirado.

Então não há muito com o que se desesperar ao notar esse aviso em algum momento na hora de realizar o saque, o mais recomendado é ir em uma agência Caixa, porém, dada as atuais circunstâncias criticas graças ao novo covid-19, é importante tentar resolver tudo ao máximo através do telefone no autoatendimento da Caixa ou falando com algum supervisor em seu trabalho.

O que é o FGTS que faz parte do Saque dep – cod 01

O FGTS como a maioria sabe, é um direito trabalhista concedido a todos os que são CLT e que é pago através da Caixa Econômica Federal. O FGTS é um seguro obrigatório para todos os trabalhadores que são demitidos sem justa causa, assim permitindo que haja uma garantia durante a demissão.

É possível realizar um saque de aniversário para também retirar esse dinheiro que é referente 8% do salário bruto mensal de todo CLT, entretanto, após optar pelo saque de aniversário, o trabalhador não terá mais direito ao benefício caso seja demitido em algum momento.

Vale lembrar que os 8% do FGTS é retirado direto do salário do funcionário pela empresa para ser depositada na conta Caixa para esse tipo de emergência. Então é mais um desconto na folha de pagamento.

Quer saber mais sobre o FGTS e outros benefícios? Visite cada vez mais o Renda Brasileira para mais artigos importantes!

1 comentário
  1. […] Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (6) a Medida Provisória 899/19, que mudou as regras de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O texto foi aprovado na forma de um projeto de lei de conversão e segue agora para o […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.