Ter acesso ao dinheiro do FGTS é um direito de muitos trabalhadores brasileiros que exercem ou que já exerceram atividades profissionais com carteira assinada. O fundo é uma garantia financeira que as pessoas podem ter acesso em determinadas situações.
Existem basicamente duas modalidades de saque desse recurso, e o aniversário é uma delas. Confira como isso funciona.
O que é o saque aniversário?
O saque aniversário é um dos tipos de saques que podem ser feitos no FGTS. Neste caso específico, o cidadão que aderiu a essa modalidade, pode recolher parte do valor que existe no fundo especificamente no mês do seu aniversário. Por exemplo, se uma pessoa, adepta dessa forma de saque, nasceu em junho, terá o dinheiro liberado neste mês específico.

Fonte/Reprodução: original.
Isso significa que, nos meses de junho, ao longo dos anos, sempre é liberado uma parcela do FGTS para essa pessoa. Esse tipo de saque não permite que todo o dinheiro do fundo seja recolhido de uma vez. É importante pontuar também que quem adere a esse sistema de saque perde o direito de acessar todo o dinheiro do FGTS em situações de demissão sem justa causa.
Como retirar o saque aniversário?
O optante pelo saque aniversário pode recolher o dinheiro por meio de transferência bancária e saques em caixas eletrônicos da Caixa (para esta opção é necessário ter a senha do Cartão Cidadão) ou mesmo em casas lotéricas. O valor fica disponível durante dois meses contados do primeiro dia do mês de aniversário. Depois desse prazo, os recursos voltam para o fundo.
Quem tem direito de sacar o saque aniversário?
Quem trabalha com carteira assinada, ou já trabalhou, e é adepto do saque aniversário, tem o direito de recolher a parcela do FGTS no próximo mês do seu nascimento. Em outras palavras, se alguém adere a essa modalidade em fevereiro, mas faz aniversário em janeiro, isso significa que o primeiro saque só pode ser realizado em janeiro do próximo ano.
Como saber se tem direito a sacar?
Nos canais oficiais da Caixa Econômica (como site e aplicativo), o trabalhador pode conferir em detalhes quando o dinheiro está disponível e quais são os canais de recebimento, bem como se tem direito ao saque.
Como funciona a parcela adicional FGTS?
Além do saque de parte do FGTS, o indivíduo que aderir ao saque aniversário ainda tem direito a mais uma parcela adicional dependendo do valor que existe do fundo. Essas parcelas são fixas e devem ser liberadas apenas se os recursos acumulados no FGTS do trabalhador forem maiores que R$500,00.