Saiba quais são os tipos de compras e como controlar o FIM: frequência, intensidade e motivação

Saiba quais são os tipos de compras e como controlar o FIM: frequência, intensidade e motivação

Muitos tipos de compras podem ser evitadas com um bom planejamento financeiro, e uma melhor avaliação da real necessidade de compra. Com a pandemia, houve um grande aumento no número de brasileiros endividados, e nunca foi tão importante saber como controlar gastos. Confira quais são os tipos de compras e como evitar adquirir itens por impulso!

Quais são os tipos de compras?

Em uma empresa, podemos ter diferentes tipos de compras. São eles:

Para investimento

As compras para investimento são qualquer compra que seja incluída no patrimônio da empresa, como equipamentos e veículos.

Para consumo

As compras para consumo incluem materiais e matérias-primas, itens utilizados na produção e operação.

Importação

As compras para importação são as compras que serão enviadas a outros países, que necessitam de um planejamento prévio para que tudo ocorra da maneira correta.

Compras formais

Por fim, as compras formais exigem documentação (nota fiscal ou contrato). A maioria das compras se encaixam nessa categoria. 

Frequência, intensidade e motivação: quando a compra pode ser por impulso?

Uma compra é considerada feita por impulso quando não é planejada. Um comprador compulsivo geralmente adquire itens que não precisa e provavelmente não precisará, mas não avalia a situação na hora da compra.

Como controlar a frequência, intensidade e motivação das compras?

Separamos 7 dicas para te ajudar a ter um maior controle quando se trata de comprar por impulso. Confira abaixo.

Idas planejadas as lojas

Quando precisar comprar algo, anote exatamente o que precisa e o valor que pretende gastar. Dessa forma é mais fácil não sair do roteiro, e é possível evitar muitos tipos de compras.

Análise os gatilhos de compras

Pare para pensar quais são as situações que levam você a comprar mais. Se depender do seu humor, evite visitar lojas quando estiver vulnerável. Identificar a origem do problema de comprar excessivamente, é essencial para começar a mudança de hábitos.

Acompanhe fatura do cartão de crédito e o evite

Verifique semanalmente a fatura do seu cartão de crédito. Dessa forma, você tem mais consciência do quanto gastou e consegue fazer um melhor planejamento financeiro. Se possível, deixe seu cartão de crédito em casa para evitar comprar por impulso.

Planeje educação financeira

Procure aprender mais sobre educação financeira, e como organizar melhor os seus gastos. Assim, você evita diversos tipos de compras e consegue economizar para realizar os seus sonhos. Há muitos livros que tratam do assunto, assim como cursos online.

Não compre na primeira oportunidade

Uma boa dica para evitar comprar por impulso, é esperar 24h para decidir se realmente precisa de algo. Não compre logo quando ver, e muito menos na primeira loja que encontrar. Se decidir realizar a compra, pesquise antes para saber onde o valor é mais baixo.

Cuidado com promoções

Fuja do senso de urgência gerado pelas promoções, evite comprar somente por que está mais barato. Se não cabe no seu orçamento e não é um item necessário, deixe de lado.

Controle as emoções

A chamada “terapia de compras” não é a melhor alternativa, e é um problema que deve ser tratado. Identificar por qual motivo você realiza tantos tipos de compras, seja estresse, tristeza ou prazer momentâneo, é o primeiro passo para procurar uma solução.

Controle as emoções
Controlando emoções.
Fonte/Reprodução: original.

Comprar por impulso é um grande problema na vida de muitas pessoas, mas que pode ser controlado com as dicas que mencionamos.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo