Saiba o que é o aumento de capital!

0 137

O aumento de capital é uma das operações mais importantes presentes em todo o mercado financeiro e é muito importante para pequenas e grandes empresas que desejam conseguir novas formas de financiamento para novos projetos.

Mas o que é aumento de capital? Como ele afeta a economia e a vida dos acionistas? Essas são perguntas importantes que devem ser entendidas antes de entrar neste mercado. Mas não se preocupe, nós responderemos todas estas perguntas neste artigo. Boa leitura!

O que é aumento de capital?

O aumento de capital é uma das mais importantes operações do mercado financeiro e ele serve para que empresas consigam financiamento para novos investimentos em seus negócios.

O aumento de capital foi criado com o principal objetivo de permitir que as empresas possam financiar novos projetos e, assim, manter antigos acionistas e possibilitar a entrada de novos investidores.

Por que as empresas aumentam o capital?

A grande vantagem de utilizar o aumento de capital em uma empresa é que ele pode ser usado como uma alternativa para o crescimento, pois permite que empresas com poucos recursos possam conseguir financiamento para seus projetos.

Para uma empresa iniciante, como uma startup, essa é uma grande oportunidade para captar recursos e conseguir novas garantias para seus investidores. 

Uma empresa aumenta o capital social por diversos motivos, como o surgimento da necessidade de expandir a empresa, criar novos projetos ou passar por alguma crise financeira.

Quais são as formas de aumentar o capital?

Artigos Relacionados
1 De 189

Existem muitas formas para se ter aumento de capital em uma empresa. Por exemplo, ela pode subscrever ações na Bolsa de Valores ou até mesmo fazer incorporações de reservas.

A subscrição permite que os acionistas tenham direito prioritário para adquirir novas ações da empresa. Então os acionistas compram essas novas ações da empresa, de acordo com o preço e prazo definidos pela companhia.

O valor total adquirido por estas vendas ajudará a aumentar o capital social daquela empresa, e também a criação de uma nova reserva de dinheiro para a empresa.

Assim que lançadas, essas ações são prioritariamente oferecidas aos acionistas da empresa, caso ocorra a subscrição de alguma dessas ações, elas podem ser vendidas para outros investidores externos.

O aumento de capital através da incorporação de reservas pode ser realizado por empresas com o objetivo de melhorar a situação financeira da empresa, capitalizando uma parte dos lucros ou de reservas. Este valor total acumulado é utilizado para aumentar o capital da empresa. Então a empresa emite ações e distribui sem ônus entre seus acionistas.

Como o aumento de capital afeta os acionistas?

O aumento de capital não significa que existirá um aumento no valor nominal, nem na participação de sócios da empresa. Por isso, é necessário sempre que o acionista fique atento à movimentação, lucro e entrada de novos acionistas, para que não venha a sofrer prejuízos.

Caso os rendimentos da empresa aumentem de forma desproporcional a entrada de novos sócios, o valor que cada acionista recebe de dividendos diminui. As sociedades anônimas são geralmente controladas pelo acionista com maior quantidade de ações e isso pode preocupar bastante novos investidores.

E a entrada de novos sócios no quadro de acionistas pode causar uma diluição na participação dos acionistas, reduzir o poder de cada acionista na sociedade e dividir o lucro em partes ainda maiores.

Portanto, é muito importante sempre ficar atento ao aumento de capital social de uma empresa e entender como funciona esse processo, pois um aumento de capital mal planejado pode causar grandes problemas para uma empresa.

Deixe um comentário