Saiba como negociar dívidas: dicas para sair do vermelho
Com o final do ano se aproximando, muitas pessoas correm para aproveitar e negociar dívidas, para começar o novo ano no azul, ou seja, sem pendências financeiras com as quais se preocupar.
Existem várias formas de fazer essa negociação e conseguir ótimos descontos para sair do vermelho. Aprenda como negociar dívidas ainda esse ano e começar 2023 no azul!
Qual a importância de negociar dívidas?
Negociar dívidas é um passo fundamental para conseguir limpar seu nome e ter diversas facilidades, como poder ter cartão de crédito e acesso a financiamentos. Com o nome limpo, as possibilidades são muitas e é por isso que se manter no azul é tão importante.

Abaixo, conheça algumas vantagens de negociar dívidas:
Manter o nome limpo
Quando estamos com o nome limpo, evitamos diversos tipos de dor de cabeça. Com isso, conseguimos ter diversas facilidades como cartão de crédito, financiamento e melhora na pontuação do Score do Serasa, para reconquistar o status de bom pagador.
Melhorar os juros
Quando negociamos uma dúvida, podemos conseguir uma cobrança de juros menor do que a vigente. Também pode ser possível aumentar o prazo de pagamento e, dependendo das dívidas, reduzir o valor total do débito.
Melhor organização
Negociar dívidas também é uma forma de “reiniciar” sua vida financeira, e recomeçá-la de uma forma mais saudável, com mais consciência sobre seus gastos e investimentos e, consequentemente, menos riscos de se endividar novamente.
Como funciona a negociação de dívidas?
Para negociar dívidas, você primeiro precisa saber quais são as dívidas vigentes e o valor de cada uma delas. Caso haja mais de uma, você pode organizar por prioridade, tendo sempre em mente o quanto você está disposto a pagar. Dessa forma, você evita se enrolar novamente.
Existem algumas formas de fazer essa negociação, caso você tenha um dinheiro reservado, poderá fazer a oferta de pagar a dívida à vista e, normalmente, conseguir um bom desconto por isso. Ou, você pode realizar o parcelamento, escolhendo o valor e quantidade das parcelas ideias para a quitação.
Por isso é fundamental que você já saiba quanto, por mês, poderá ser utilizado para esse pagamento, a fim de evitar qualquer tipo de surpresa no fim do mês.
Onde negociar?
Você pode realizar essa negociação direto pelo Serasa online, sem a necessidade de sair de casa e bem rapidamente. Além disso, você pode negociar diretamente com seu credor ou através de feiras de negociação de dívidas.
Como negociar dívidas?
Antes de tudo, anote todos os seus gastos fixos e dívidas atrasadas em uma planilha ou caderno, separando por datas de vencimento, tempo de atraso e taxa de juros. Após essa organização você saberá o quanto terá disponível no mês para abater nas dívidas.
Escolha as dívidas com maior taxa de juros para serem pagas primeiro, dessa forma você evita o crescimento dela. Com essas informações em mãos, siga os passos:
- Acesse o site do Serasa;
- Clique em “consulta por CPF”;
- Digite o CPF e clique em “continuar”;
- Observe a opção “Acompanhe suas dívidas”;
- No quadrinho com a descrição da dívida, selecione “ver oferta”.
Lá você terá acesso às informações sobre a dívida, bem como aos dados da oferta que a financiadora está oferecendo. Se aceitar a oferta, o acordo será firmado e você deve realizar o pagamento nos valores e quantidades de parcelas presentes nele.
Posso dividir minhas dívidas?
Na hora de negociar dívidas, você pode entrar em um acordo com o credor para haver o parcelamento. Mas lembre que pagando à vista as oportunidades de descontos são maiores. É importante entender que os credores não são “bichos papões” e estão realmente dispostos a ajudar você através de um acordo, para que ambos os lados sejam beneficiados.
5 dicas de como negociar dívidas ainda esse ano
Se você deseja negociar as dívidas antes do ano acabar, saiba que ainda dá tempo. E inclusive esse é uma ocasião ideal para essa negociação, principalmente para quem recebe o 13º salário. Abaixo, listamos algumas dicas de como negociar as dívidas e terminar o ano com o nome limpo:
- Evite realizar novas dívidas;
- Use ganhos extras, como 13º e valores de rescisão, para quitar as dívidas;
- Faça propostas para seu credor;
- Tenha controle total do seu dinheiro e do quanto pode gastar para negociar as dívidas;
- Tire todas as dúvidas e faça perguntas antes de finalizar a negociação.
Apesar de a dor de cabeça que estar com o nome sujo por causar, os bancos e credores estão sempre dispostos a ajudar. Por isso, não tenha medo ou vergonha de negociar dívidas. Converse, exponha sua situação e encontrem juntos o melhor caminho para quitá-las.