É possível consultar o seu título eleitoral através do site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou pelo aplicativo e-Título, disponível tanto para o sistema iOS quanto o sistema Android.
Para evitar ser surpreendido no dia da votação é importante saber consultar o número do seu título de eleitor sem nem sair de casa. Graças a essas ferramentas no site do TSE e aplicativo e-Título, podemos votar até mesmo sem estar com o título em mãos.
Confira o número do título de eleitor pelo Aplicativo
O e-Título é, nada mais nada menos, que uma versão eletrônica do seu título de eleitor, um aplicativo disponibilizado pela justiça eleitoral com informações sobre a sua zona e seção eleitorais. Além do endereço de votação ele apresenta se você possui alguma pendência com essa obrigação civil.
Ou seja, é possível não apenas entrar no aplicativo com o número do seu título de eleitor, como também verificá-lo através do aplicativo.
Como consultar o número do título de eleitor pelo TSE
Após instalar o aplicativo na loja de aplicativos referente ao seu sistema operacional, e após um breve tutorial sobre como funciona o app, selecione “Começar no e-Título”, após a leitura dos termos de uso selecione a opção “Continuar”, na parte inferior da tela.
Preencha os dados solicitados como o nome completo, data de nascimento, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o nome completo dos pais e selecione a opção “Entrar no e-Título”.
O aplicativo solicitará mais algumas informações sobre o eleitor, como a cidade em que nasceu e, por fim, crie uma senha para ter acesso ao aplicativo (também pode selecionar o acesso ao app pelo sensor de biometria).
O acesso ao título pelo site do TSE também é bem simples: por um navegador acesse ao site do TSE, forneça suas informações como CPF, data de nascimento e o nome da mãe antes de selecionar “Consultar”.
Confira os benefícios do título de eleitor digital
Para instalar o e-Título basta acessar a sua loja de aplicativos, Google Play em caso de Android, e App Store em caso de iOS, e após a instalação fornecer os dados solicitados (CPF, número do título de eleitor, e nome completo dos pais).
O título de eleitor tradicional, impresso, continua valendo e deve ser apresentado com algum outro documento (de identificação) que contenha foto, com o RG ou a CNH.