Com a alta demanda de criptomoedas atualmente, o mercado ficou totalmente diferente do que conhecemos antes. Muitas empresas e pessoas criaram investimentos a longo prazo com o pensamento nas moedas digitais, pelo seu grande índice de volatilidade.
E com essas criptomoedas em alta foram criadas as stablecoins, sendo bastante utilizada atualmente na negociação de base de algumas criptomoedas.
Quais são os riscos da Stablecoin?
Os riscos das Stablecoins são apenas para os bancos centrais, isso porque eles acabam perdendo o domínio sobre a circulação das moedas. Como elas são variantes de uma moeda física, esse domínio acaba que sai das mãos desses bancos.

E como as negociações de criptoativos estão cada vez maiores, existe a criação de uma regulamentação por conta das fraudes que podem ocorrer. Isso é estudado em todos os países para que não haja pessoas lesadas com esse tipo de negociação.
Devido à perda de controle desses ativos e a remoção das moedas do poder do banco central dos países, isso obriga os mesmos a criarem suas próprias Stablecoins, assim como a China que já iniciou essa criação, e o EUA deve seguir o mesmo caminho.
O que são Stablecoin?
São basicamente moedas digitais feitas para lastrear moedas físicas, com a proporção de 1 por 1. Com esse pensamento, ao falar em Stablecoins falamos das moedas como o dólar tokenizado, entre outras como o euro.
Como são feitas em relação a uma moeda física, elas não têm o alto índice de volatilidade que uma criptomoeda, pois em teoria o valor apenas é digitalizado. Por isso, um Token pode variar apenas entre 2% a 3%, muito diferente das criptos que não tem margem de crescimento nem de desvalorização.
Dessa maneira, de forma simplificada, pegando o dólar e suas criptodólares, para cada dólar depositado em um token, existe esse mesmo valor depositado em algum lugar rastreável até esse mesmo token. O que deixa ela totalmente baseada na moeda.
Essa moeda é regulada? Quais as chances
Ainda não temos a regularização dessas moedas, como são coisas recentes, os países como os EUA já estão com os pensamentos em formas de regularizar esses ativos a fim de evitar fraudes e a perda de controle da moeda.
As chances de regulamentação são muitas, pois com o crescente aumento dessas moedas em escala 1 por 1, os governos tendem a tentar de todas as maneiras possuírem o controle disso. E não vai demorar até conseguirem, até mesmo para evitarem qualquer tipo de fraude que possa ocorrer.