Muitos filmes por aí, sobretudo de assalto ou espionagem, mostram um grupo tentando roubar a reserva de ouro de um país. Nestes filmes, quase sempre essas reservas estão armazenadas em um local de extrema segurança com vários sistemas para impedir que tais fortunas sejam acessadas por criminosos e pessoas mal intencionadas.
Mas afinal de contas, seria mesmo possível roubar a reserva de ouro de um país? Como ela é de fato armazenada? Te mostramos um pouco mais sobre isso por aqui.
O que é a reserva de ouro de um país?
Pensando em possíveis crises econômicas mundiais, a reserva de ouro de um país, ou reservas de valor, são uma forma dos países se protegerem das variações do mercado. Para possuir tal reserva, é necessário levar em consideração alguns fatores, como os bens não perderem o valor nem deteriorar com o tempo, ter liquidez, e ser de difícil acesso.

Embora uma reserva de ouro de um país seja uma excelente opção para entrar nesses critérios, nem sempre a reserva desse material.
Qual a importância da reserva de ouro de um país?
Antes de mais nada, a principal importância de uma reserva de ouro de país é que, realizando um gerenciamento da mesma de acordo com o cenário atual do mercado, os países podem investir em ativos para manter, ou até mesmo ampliar, sua riqueza, algo que pode inclusive tirar muitos desses países de situações críticas, como crises econômicas.
Inclusive, durante crises mundiais, uma reserva de ouro de um país pode também proteger o mesmo de sofrer consequências severas, protegendo seu patrimônio de investidor, visto que a reserva é feita de ativos que não perdem valor.
Como a reserva de ouro funciona?
Levando em consideração os quatro critérios mencionados anteriormente: Preservação, manter o valor, liquidez e difícil acesso, os países criam reservas de valor para proteger sua economia e seu poder de compra durante crises econômicas e outras questões mundiais.
Nestes critérios, existe um material em especial que se encaixa perfeitamente em todos, o ouro. Uma reserva de ouro de um país pode ser investida em:
- Bolsa de Valores: Onde o investidor pode realizar aplicações em contratos futuros de ouro;
- Fundos: Adquirindo fundos de investimento focados na compra de ouro;
- Compra Física: Mais burocrática, mas que, como já diz, compra diretamente o ouro de outros investidores.
Essas são as três maneiras em que a reserva de outro de um país pode ser investida e assim também, trazer lucro e liquidez.
Onde fica a reserva de ouro de um país?
Geralmente, a reserva de ouro de um país fica guardada no Banco Central, como é o caso do Brasil, mas há também a possibilidade de países parceiros armazenarem as reservas de companheiros, especialmente graças aos seus sistemas de segurança.
Contudo, pouquíssimos detalhes sobre os locais dessas reservas em todo o mundo são conhecidos, já com o intuito de proteger as mesmas de possíveis ações criminosas.
É possível roubar a reserva de ouro de um país?
Já houveram casos de roubos a reserva de ouro de um país, inclusive no Brasil. Em 2019, um grupo de criminosos invadiu um terminal de exportação de cargas e roubou cerca de 750 kg de metais preciosos, incluindo ouro, que representava 1% da reserva de ouro do país. Segundo investigações, o grupo tinha informações privilegiadas sobre o terminal.
Contudo, é importante frisar que, nesse caso, o valor da reserva estava em transporte, e que ao finalmente ser reservado, a possibilidade de roubo é infinitamente mínima.
Como a segurança funciona?
A reserva de ouro de um país costuma ser armazenada em cofres nos subsolos dos bancos centrais. Com formatos cilíndricos, estes cofres só são abertos com a presença de funcionários do banco, e caso os alarmes do mesmo sejam disparados, imediatamente todas as saídas do local são fechadas, impedindo qualquer fuga.
Quais os países com as maiores reservas de ouro?
Abaixo listamos as cinco maiores reservas de ouro de um país, levando em consideração as informações listadas pelo Conselho Mundial do Ouro.
- Estados Unidos: 8.133 toneladas;
- Alemanha: 3.362 toneladas;
- Itália: 2.451 toneladas;
- França: 2.436 toneladas;
- Rússia: 2.298 toneladas.
Apesar do Brasil não estar entre os cinco primeiros, atualmente o país está na 30ª colocação do ranking.
Por mais difícil que seja, de fato é possível roubar a reserva de ouro de um país, desde que a mesma não esteja armazenada, coisa que só se torna possível nos cinemas mundiais, para dar aquele nível de ação e tensão que muitos espectadores adoram.