Regulamentação de Criptomoedas no mundo: confira em cada país

2 440

A regulamentação de criptomoedas é algo que ocorreu em alguns países, e tem chamado a atenção de muitas pessoas que se mantém atentas com o setor financeiro e desejam saber mais sobre o bitcoin, e se poderá fazer a sua compra legalmente e sem qualquer preocupação.

O que é uma Criptomoeda?

O nome criptomoeda é uma nomenclatura mais genérica para se referir às moedas digitais descentralizadas, que tiveram sua criação em rede denominada blockchain, por intermédio de um sistema mais avançado de criptografia que visa proteger todas as transações, informações pessoais, dentre outros dados daqueles que realizarem as transações.

O que é uma Criptomoeda?
Fonte/Reprodução: Original

 

Diferente de moedas como o real, euro ou libra que podem ser trocadas em casas de câmbio ao se fazer uma viagem, as criptomoedas existem somente através da internet. Por mais que não se possa tocar fisicamente, todos sabem que elas existem e que estão ali, mas é impossível guardá-las em cofres ou no cofrinho.

As criptomoedas se tornaram famosas por conta do bitcoin, que era a primeira moeda, de fato, digital e extremamente volátil, que significa basicamente uma facilidade de ser alterada/modificada. Neste caso, deve-se pensar o seguinte: quanto maior for a procura por bitcoin, mais caro ficará. Quanto menos pessoas a procurarem, mais barato será.

Como é a regulamentação de criptomoedas no mundo?

A regulamentação de criptomoedas possui um quadro positivo desde o crescimento durante a pandemia de Covid-19 e, em simultâneo, em que toda a expansão ocorreu, diversos países passaram a aderir medidas legais para o setor de criptomoedas. Estas medidas visam regularizar as bases legais para dar permissão de continuar com todas e quaisquer negociações de criptomoedas. Confira:

Brasil

A regulamentação de Criptomoedas no Brasil não possui nenhuma até o momento, porém o presidente do BC, menciona possuir certo interesse em realizar a regulamentação destas moedas digitais. No mês de agosto, houve a menção de que o BC sabe sobre uma grande procura por criptomoedas no Brasil, e conversam com a Comissão de Valores Mobiliários sobre isto.

Outros políticos estão de olho nas moedas digitais, pois há cerca de seis projetos de lei que procuram manter este mercado mais organizado, que contam com propostas de inclusão de ativos digitais para pagamentos do BC, até criar um comitê que acompanharia e monitoraria as atividades que envolveriam criptomoedas.

China

Artigos Relacionados
1 De 145

Em 2021, a China era muito conhecida por minerar criptomoedas, dentre outros processos ativos. No entanto, os chineses precisaram combater os criptoativos para conseguirem reverter o papel no qual possuíam alguns anos atrás no mercado das criptomoedas.

A regulamentação de criptomoedas tiveram de ser restringidas em um primeiro momento, até serem tomadas pelos governos de cada estado da China. Apesar de todos estes fatores, o governo assumiu tal movimento e agora proíbe que ocorra a mineração e transações de criptomoedas. As principais justificativas para estas decisões seria por conta do impacto ambiental causado pela mineração, além do caráter completamente abstrato das moedas.

El Salvador

Possivelmente, a regulamentação de criptomoedas mais bem sucedida não ocorreu de uma das principais potências mundiais, mas de um país pequeno encontrado na América Central. Exatamente no dia 7 de setembro, El Salvador se tornou uma das primeiras nações de todo o mundo a tornar o bitcoin uma moeda legal no país. 

Por conta desta medida, todas as empresas passam a ser obrigadas a aceitarem este pagamento feito em bitcoin com dólar americano, que se tornou a moeda oficial do país em 2001, e permanece nesta mesma posição. 

O principal objetivo do governo de El Salvador com a regulamentação de criptomoedas, é fazer com que as pessoas utilizem o bitcoin diariamente nas compras de supermercado, compras em shoppings ou no que for conveniente aos cidadãos do país. No começo, o principal problema com as criptomoedas era por conta das falhas tecnológicas, e os cidadãos que fizeram alguns protestos contra esta decisão.

Estados Unidos

Com relação à principal potência mundial, os Estados Unidos, no dia 19 de outubro deram um grande passo para expandir as criptomoedas, que estreou o Exchange Traded Fund, que é ligado especialmente a uma moeda: o bitcoin.

Por conta deste anúncio, a criptomoeda conseguiu ser mais valorizada do que já era, e ultrapassou o valor de US$ 64 mil. Apesar de este recorde ser batido, o investimento não atingiu o esperado, visto que acompanha as principais cotações do bitcoin para o mercado futuro, não propriamente a moeda.

Como posso ter criptomoedas?

Para conseguir uma criptomoeda, é necessário que seja feito sempre com dinheiro real por intermédio das casas de câmbio, porém é possível fazer isso com um computador para ser possível minerar a moeda com ajuda de softwares como é o caso do Bitcoin Miner. Existe outra maneira de conseguir as criptomoedas, e para isto, basta encontrar sites ou aplicativos que dão aos usuários as moedas de maneira gratuita, apenas com o fato de ficar logado para receber o dinheiro.

Como posso ter criptomoedas?
Fonte/Reprodução: Original

A regulamentação de criptomoedas é algo importante para todos os países, e todos devem analisar se será benéfico em legalizar as moedas digitais para sua população, e como conseguirão se adequar a ela.

 

Mostrar comentários (2)