O Governo Federal decidiu liberar recursos para ajudar a resolver os problemas causados pelas fortes chuvas que atingem a região sul do estado da Bahia desde o fim de novembro, mas que se intensificaram no último fim de semana. A ajuda, confirmada na última sexta-feira, dia 10, será distribuída por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional. O presidente Jair Bolsonaro, em visita à região, também disse que haverá a liberação de valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS, para ajudar as pessoas afetadas.
De quanto será o auxílio federal pago?
A ajuda do MDR será de mais de R$ 5,8 milhões. O dinheiro vai ser distribuído em diferentes valores entre municípios afetados. A ação tem como objetivo ajudar em questões de infraestrutura, resgate de pessoas, reconstrução de casas, distribuição de alimentos, água, remédios, entre outras coisas.

O MDR reconheceu o estado de emergência em 17 municípios do sul do estado. O ministro da pasta, Rogério Marinho, enfatizou que as providências estão sendo tomadas para resolver tanto os problemas mais imediatos, como os que podem esperar um pouco mais, como a retomada de alguns serviços e reconstrução dos locais mais comprometidos com as chuvas, por exemplo.
Até quando será pago o auxílio federal?
Não existe previsão quanto ao montante que será preciso para suprir todas as necessidades das cidades mais atingidas. Mas, de acordo com Rogério Marinho, os quase R$ 6 milhões são apenas o começo e que outras ações ainda serão tomadas.
Além do dinheiro, o que será feito?
Num momento como esse a ajuda financeira é fundamental, mas só ela não resolve o problema. Tanto o presidente Jair Bolsonaro, como o ministro Rogério Marinho, em declarações feitas nos últimos dias, deixaram claro que várias ações já estão sendo realizadas e outras ainda serão postas em prática.
As forças armadas foram acionadas e já atuam na região na distribuição de alimentos e com o resgate de pessoas. Engenheiros da Defesa Civil também foram deslocados para o estado para ajudar nos projetos de reconstrução do que foi comprometido. O Ministério da Saúde, por sua vez, está fazendo esforços na área da saúde pública, disponibiliza insumos e dando assistência médica aos afetados.
Além disso, pessoas comuns e entidades religiosas também estão unidas ao esforço de amenizar a situação dos municípios afetados.