Quem pode ser isento de pagar imposto de renda

0 11

Uma das primeiras questões que surgem quando se trata do imposto de renda é quem pode ser isento do imposto de renda. Afinal, quem pode isentar de impostos e fazer declarações? Existem várias situações. O primeiro e mais básico diz respeito à renda anual. Aqueles que não receberam R $ 28.559,70 (R $ 2.379,98 por mês) do total da renda salarial e de aluguéis no ano anterior estão isentos do pagamento do imposto de renda e da apresentação de declaração.

Os contribuintes que receberam indenizações, doações ou investiram mais de R$ 40.000 na poupança devem declarar esses valores. Aqueles que ganham mais de R $ 142.798,50 em receitas de atividades rurais (por exemplo, venda de animais ou sacas de milho, ou soja) também devem declarar esses negócios.

Declaração mais prática

Para quem busca praticidade e confiabilidade em suas declarações fiscais, uma dica é usar a certificação digital. Por meio do eCPF, o contribuinte pode preencher o formulário de declaração diretamente na página de receitas – sem fazer download do programa – e obter o formulário de declaração com os dados pré-preenchidos, por exemplo, dados que foram divulgados pelo fisco. Fonte de salários. Além da declaração de imposto de renda, a certificação digital também traz uma série de benefícios, como a assinatura de contratos de venda de imóveis com agilidade e sem burocracia.

Isenção por enfermidades

Dentre os grupos isentos de imposto de renda, estão as pessoas com as seguintes doenças: doença mental, osteíte deformante, tuberculose ativa, lepra, AIDS, tumor maligno (câncer), doença de Parkinson, paralisia irreversível e incapacitante, poluição por radiação, doença cardíaca grave, espondiloartropatia anquilosante, alteração da fibra cística, cegueira (incluindo um olho), fígado grave doença, esclerose múltipla, doença renal grave. Em todos esses casos, o contribuinte deve apresentar laudo pericial à repartição de finanças para comprovar a doença.

As pensões e os rendimentos de pensões não têm de ser declarados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.