Quem é o dono do Google?

1

O Google é uma empresa que começou como um simples serviço de busca na Internet em 1998 até se tornar um gigante da tecnologia com projetos em áreas muito diferentes. Nos últimos anos, a empresa cresceu tão rápido que ela teve que se reorganizar e conseguir um “dono” para ajudá-la a fazer planos futuros.

A Alphabet, empresa fundada em outubro de 2015, é o “dono” do Google, mas até hoje as pessoas se confundem sobre quem tem ou não ligação com o mercado de tecnologia. Afinal, o Google foi adquirido? Quem é seu atual proprietário? A resposta pra tudo isso veio do cofundador da empresa.

O que é Alphabet – o dono do google?

De acordo com a breve descrição no site da marca, a Alphabet é um “conjunto de empresas” – ou seja, uma grande empresa que tem como objetivo principal reunir e monitorar o andamento de outras empresas.

Ele foi criado pelos próprios cofundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, como parte de uma reorganização estratégica da marca. A ideia é reduzir o número de subsidiárias que precisam se reportar diretamente ao Google sem atrapalhar o desenvolvimento de projetos mais ambiciosos.

Quem é o dono do Google?,quem é o dono do google atualmente,quem é o dono do google

Segundo os fundadores, o nome tem um duplo significado: além do alfabeto, que é uma combinação de letras representadas pela empresa, os termos em inglês também podem ser divididos em “Alpha” e “bet” – aposta no Alfa, termo do mercado financeiro que indica um bom retorno por investimento.

Devido à novidade, algumas subdivisões que pertenciam ao Google, mas não tinham relação com a ideia original, passaram a fazer parte da Alphabet e permaneceram escondidos, até que o projeto realmente crescesse e apresentasse resultados tangíveis ou propagandas comerciais.

As “letras” da Alphabet atualmente incluem setores como:

  • Waymo, de carros autônomos;
  • DeepMind, que lida com inteligência artificial;
  • Nest, de sensores para casas inteligentes;
  • Wing, que pesquisa drones para fazer entregas;
  • Verily, que desenvolve tecnologias no segmento de saúde;
  • Google Fiber, que oferece serviços de internet via cabo;
  • e a X, que tem ideias mais mirabolantes e ainda pouco desenvolvidas

No entanto, nem todo o trabalho deu certo: o projeto Loon, que usava balões para levar a Internet a áreas remotas, foi encerrado em janeiro de 2021.

Departamentos que estão mais diretamente focados em serviços de Internet ainda são controlados diretamente pelo Google, incluindo Android e YouTube.

Para que serve o dono do google?

Devido à função administrativa do grupo, suas subsidiárias podem desenvolver projetos de forma mais livre e direta. Portanto, mesmo que não haja aquisição, o Google é considerado uma subsidiária da Alphabet.

As ações da “Unificação” do Google foram convertidas em ações da Alphabet até 2015, mas o logotipo da empresa na Nasdaq Stock Exchange permaneceu inalterado: GOOG e GOOGL.

Se os números anteriores do Google impressionam, então, à medida que a empresa vai aumentando, seus números são ainda mais chamativos.

Quem é o dono do Google?,quem é o dono do google atualmente,quem é o dono do google

Graças ao desempenho de setores como pesquisa, nuvem e reprodução de vídeo, a receita total da Alphabet no final de 2020 foi de US $ 56,9 bilhões, um aumento de 45,3% em relação ao ano anterior.

Atualmente, a relação entre o Google e a Alphabet está mais próximas do que nunca.

Inesperadamente, em dezembro de 2019, os dois cofundadores do Google anunciaram sua saída da empresa para se concentrar em outros investimentos.

A pessoa selecionada para gerenciar a holding é a mesma que já controla o Google: Sundar Pichai, um executivo sênior do departamento de Android, agora acumulou dois cargos de CEO.

1 comentário
  1. […] Logo depois, em 1999, a dupla Brin e Page decidiu vender o Google. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DMCA.com Protection Status