Qual Linux usar

Popularidade do Linux cresce cada vez mais

1 18

Mesmo que o Linux esteja sempre a oferecer diversas opções de escolha, é comum que ele se torne confuso e também desafiador logo no começo. A popularidade deste sistema operacional está a crescer cada vez mais ao passar dos anos, o que acaba por atrair a atenção de mais pessoas.

Como escolher um Linux
Fonte:Reprodução/OficinadaNet

Atualmente, o Linux seria um dos sistemas operacionais mais utilizados no mundo, logo ao lado do OS X  e do Windows. Ele é conhecido por ser comumente usado mais pelos servidores do que por usuários, o que acaba por lhe atribuir uma fama de ser difícil para as pessoas que não possuem grandes conhecimentos sobre informática, o que não é verdade.

O que é o Linux

O Linux, igualmente ao Mac OS (Apple) e o Windows (Microsoft), se trata de um sistema operacional no qual tem sua base em um Unix feito para desktops, mas que também é possível ser utilizado em smartphones, servidores, tablets e alguns outros dispositivos, no qual inclui até mesmo caixas bancários. 

Diferente dos seus mais famosos concorrentes, o Linux não teve o seu desenvolvimento para fins comerciais, além do seu software ter sido feito em código aberto, o que acaba por significar que é possível qualquer pessoa distribuir e criar aplicativos para este sistema operacional. 

O que é preciso levar em consideração antes de escolher o Linux?

Antes de tudo, é importante que as pessoas saibam que os distros de Linux contam com públicos-alvos diferentes, o que torna essencial se informar a respeito de cada característica deles antes de fazer a escolha.

Os usuários mais avançados, nos quais já possuem costume em programar ou em fazer a digitação de comandos em algum prompt de comando, podem fazer a escolha de versões semelhantes ao Slackware, que seria uma das mais antigas a permanecer mantida.

Já para pessoas iniciantes, o ideal seria que estes optassem pelo Ubuntu, que foi feito no intuito de ser mais amigável e também teve sua configuração feita sem a necessidade de que seja enfrentada telas de texto.

Qual Linux usar?

O conhecimento técnico não deve ser o fator decisivo para que seja feita a escolha da distribuição. Existem diversas distribuições disponíveis no mercado, que seriam:

  • Linux Mint – uma das melhores distribuições para usuários iniciantes, além de ser considerada uma das mais fáceis de se usar.
  • Debian – se trata de uma das distribuições consideradas mais estáveis, além de diversas distribuições Linux terem essa como sua base.
  • Fedora – ela é relativamente simples de se usar, contudo, é um pouco mais complicado que Ubuntu e Mint, o que pode trazer dificuldade para novos usuários.
  • OpenSuse – é bastante utilizado em servidores e seu gerenciador de pacotes seria o Yast.
  • Red Hat Enterprise Linux – é uma distribuição com foto em empresas e que é bastante utilizada nos servidores e em data centers.
  • CentOS – esta foi feita com o mesmo código do Red Hat Enterprise Linux, contudo, é gratuita. Essa distribuição também não possui logotipos oficiais da Red Hat e nem suporte da empresa.
  • Arch Linux – sua distribuição é de tipo rolling release, além de ser minimalista e otimizada para o processador i686. Ela é difícil de ser instalada pelos usuários iniciantes e intermediários.
  • Gentoo – se trata de uma distribuição voltada para os usuários mais avançados.
  • Kali Linux – é a distribuição mais utilizada entre distribuições Linux com foco em testes de penetração e em análises de segurança dos sistemas e em redes de computadores.

É comum que, em alguns casos, o fator diferencial seja os softwares já incluídos. Por este motivo, é essencial que o usuário esteja atento aos programas já inclusos no Linux e à quem ele foi destinado, assim, é possível adotar aquele que mais se encaixar em suas necessidades.

Benefícios de usar o Linux

Primeiramente, um dos maiores  benefícios do Linux é o fato dele ter sido desenvolvido para que funcione em qualquer computador, mesmo que seja uma versão antiga. O sistema operacional também é gratuito, no qual quer dizer que um computador antigo não precisará ter uma versão antiga e pirata do Windows. 

Ao mesmo instante, este sistema permite que o computador se transforme em uma máquina já especializada, igualmente a um servidor que faz o download dos arquivos de maneira automática ou como um videogame rudimentar.

Outro benefício visto no Linux seria o de grande parte dos golpes aplicados contra os usuários comuns serem voltados ao OS X ou Windows. Caso algum usuário acabe por baixar certo arquivo executável e malicioso por enquanto, o mesmo não irá funcionar em seu sistema operacional, igualmente a grande parte de vírus que existem na internet.

1 comentário
  1. […] você esqueceu ou perdeu a senha do Windows 10 para sua conta local e precisa fazer login no dispositivo novamente, as opções a seguir podem ajudá-lo a resolver esse problema. Para obter […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.