A avaliação 180 graus é uma das metodologias utilizadas para analisar o desempenho dos colaboradores de uma organização.
As organizações aprenderam que investir no capital humano também é uma atitude que agrega benefícios para seu negócio, com isso os colaboradores recebem uma maior atenção no seu desenvolvimento profissional e até mesmo pessoal, que contribui com a melhora na sua performance no trabalho.
Para que o colaborador tenha oportunidades de receber um investimento da organização, para aperfeiçoar seu desempenho, antes é necessário ter um ponto de partida. Esse ponto de partida pode ser uma avaliação com o objetivo de detectar seus pontos fracos ou fortes em seu trabalho, a partir dessa avaliação o colaborador, seu gestor e recursos humanos traçam um plano estratégico de aperfeiçoamento para esse colaborador.
Como é a avaliação 180 graus?
A avaliação 180 graus é uma maneira de analisar como está o desempenho do colaborador na organização. Ela pode ser realizada por meio de formulários, com o resultado pode se criar estratégias para melhorias, solucionar problemas ou organizar projetos que se encaixem na jornada do seu colaborador.
Qual é o objetivo da avaliação 180 graus?
O objetivo da avaliação 180 graus é levantar quais os pontos fortes e os pontos fracos dentro do trabalho realizado pelo colaborador, assim o mesmo é orientado em melhorar o que é necessário para que seu desempenho seja sempre crescente em sua profissão.
Quem realiza a avaliação 180 graus?
A avaliação 180 graus conta com a participação do colaborador e de seu gestor, ambos com o apoio dos recursos humanos, se posicionam por meio de questões sobre como enxergam a atuação do colaborador diante de seu trabalho, corroboram as respostas e alinham os interesses sempre com o intuito de melhoria de seu perfil profissional.
Quando a avaliação 180 graus é realizada?
Os encontros de devolutivas de desempenho dos colaboradores de uma organização, devem ser um aspecto constante e fazer parte do organograma.
A avaliação 180 graus, assim como outras, devem ser parte da cultura da empresa. Caso a empresa não possua esse processo deve ser estruturado de modo que o avaliador e o avaliado aprendam que é um processo que traz benefícios para a organização e colaborador e que não um processo em que o gestor aponta as falhas de seu colaborador.
Qual é a duração da avaliação 180 graus?
A duração da avaliação 180 graus pode ser organizada para ocorrer uma vez por semestre, assim o avaliado tem tempo para desenvolver ou aprimorar as demandas que precisam de melhorias. Mas a organização pode avaliar qual a frequência mais adequada a sua necessidade.
Quais as vantagens e desvantagens da avaliação 180 graus?
Agora que já entendemos sobre o que é avaliação 180 graus, quando deve e como deve ser feita, saiba mais detalhes das vantagens e desvantagens da aplicação dessa avaliação, abaixo.
As Vantagens
As vantagens da avaliação 180 graus estão relacionadas a uma relação entre gestor e colaborador mais próxima; ao colaborador se sentir mais motivado a buscar aperfeiçoamento; a descoberta de talentos; a melhora no entendimento do colaborador para desenvolver suas metas; comunicação mais clara entre as partes.
As Desvantagens
Nas desvantagens da avaliação 180 graus é que se tem apenas a visão do gestor do desempenho do colaborador; existe uma relutância em se avaliar seu funcionário; a ocorrência de falta de clareza do gestor no momento de avaliar, gerando apontamentos que possam desfavorecer ou favorecer um colaborador, de acordo com o nível de empatia do gestor.
Organizar um processo de avaliação, que é um meio e não um fim, requer por parte da equipe responsável, um preparo das partes que passarão pela avaliação: tanto o avaliador quanto o avaliado.
Porque quando se trata de devolutivas de desempenho, organizações que não possuem esse hábito já internalizado, costumam apresentar certa relutância no processo. Quem estruturar a avaliação deve ser atento em como pode abordar o tema, de modo que conscientize os envolvidos, de que é um processo que trará benefícios para os dois lados: organização e colaborador.