O Empréstimo Pessoal e o Financiamento são modalidades de serviço, onde a pessoa solicita um valor em espécie, para realizar algum investimento em sua vida como a compra de um carro ou reorganizar sua situação financeira.
Tanto o Empréstimo Pessoal como o Financiamento podem ser requeridos em instituições financeiras que atuam com esse tipo de serviço. A pessoa, ao solicitar uma das duas modalidades devolve o dinheiro emprestado em parcelas acrescidas de juros, com a possibilidade de quitar ou amortizar as parcelas acordadas em contrato.
Embora possamos ter acesso a ambas as modalidades em praticamente toda instituição financeira é preciso estudar as propostas que o Empréstimo Pessoal e o Financiamento apresentam ao contratar esse serviço. Para saber mais informações sobre este assunto, continue com a leitura deste texto.
O que é Empréstimo Pessoal?
O Empréstimo Pessoal é a modalidade em que a pessoa física empresta de instituições financeiras uma quantia em dinheiro para realizar algo que requer valores altos e que ela não dispõe no momento.
A pessoa que quer contratá-lo solicita a proposta e aguarda por uma análise, sendo aprovada, o dinheiro é liberado na conta bancária da mesma. A aprovação pode acontecer em até 48 horas, se o requisitante não apresentar nenhum restritivo para o pedido de empréstimo.
Os restritivos estão relacionados à conduta de quem solicita o empréstimo: estudo se a pessoa tem condições financeiras em pagar as parcelas, se é um perfil de cliente que costuma pagar suas contas no prazo, etc.
O processo do Empréstimo Pessoal como pudemos observar é mais simples, a outra questão é não precisar especificar qual a finalidade do valor solicitado, porém em se comparando com o juros do Financiamento, ele será mais elevado.
É recomendado pesquisar dentre as instituições financeiras as diferenças dos juros acrescidos nas parcelas pois variam de acordo com quantidade de parcelas ou tipo de empréstimo. Os juros aumentam de acordo com a quantidade de parcelas. Agora se realizar um empréstimo colocando um bem como garantia, esses juros diminuem consideravelmente.
Para que serve o empréstimo Pessoal?
O Empréstimo Pessoal costuma servir para uma situação emergencial, quando se quer adquirir bens de valores altos ou até para ajudar a saldar uma dívida, se assim for vantagem ao contratante.
O que é e quando solicitar um Financiamento?
O Financiamento é a modalidade de empréstimo que é oferecido por instituições financeiras, assim como o Empréstimo Pessoal. As pessoas que recorrem a ele costumam investir em compra de imóveis, automóveis ou reforma de residência entre outras empreitadas.
Para quem quer optar pelo Financiamento precisa entender que ao ser aprovado o valor para uso, o mesmo deve ser aplicado no que foi especificado, não pode desviar os recursos para outros usos. Por exemplo, se solicitar um valor para compra de um carro eu só posso aplicar o dinheiro do Financiamento na compra do automóvel. Por ter destino certo, essa modalidade garante a quantidade de parcelas maiores que num empréstimo e juros menores.
Assim como no Empréstimo Pessoal, o Financiamento pode ser feito em instituições financeiras e passa pelo processo de aprovação. O prazo para aprovação e liberação do aporte demora um pouco mais na maioria dos bancos, cerca de 15 dias ou mais, pois sempre são valores altos.
No caso do Financiamento a documentação solicitada para análise é mais detalhada e conforme o direcionamento da verba. Vamos ver três casos mais comuns.
Financiamento de imóvel
Documento de identidade pessoal; comprovante de endereço, estado civil e renda; extrato do FGTS, certidão conjunta de débitos referentes a tributos federais, declaração de IR e carteira de trabalho. Para comprovar a renda, quem trabalha de carteira assinada irá apresentar os holerites e para quem trabalha como autônomo, deve apresentar o decore.
Financiamento de reforma de imóvel
Documentos pessoais; comprovantes de residência e renda; registro do imóvel no nome do solicitante do Financiamento e documento de alienação fiduciária do móvel (se tiver).
Financiamento de automóvel
Documentos pessoais; comprovantes de residência e renda; DUT ou nota fiscal do carro; comprovante do DETRAN constando que o carro está sem débitos.
A documentação das formas de Financiamento citadas, rotineiramente são essas, pode acontecer de ser solicitado uma ou outra documentação a mais, em virtude da instituição financeira. Uma situação para exemplificar é a aquisição de carro importado ou adaptado para pessoas com locomoção restrita, serão solicitados além dos documentos citados mais um ou outro específico às situações.
Qual a diferença de Empréstimo Pessoal e Financiamento?
Bem, até aqui vimos como é um Empréstimo Pessoal e um Financiamento. Também dentro de cada tópico conseguimos distinguir a diferença entre os dois: documentação exigida ao requerer uma das modalidades, quantidade de parcelas, taxas de juros e prazo para liberação dos aportes.
Como solicitar o Empréstimo Pessoal e o Financiamento?
Para solicitar uma das duas modalidades de empréstimo, primeiro é proposto estudar algumas instituições financeiras, bancos privados ou públicos, Avaliar as taxas de juros, realizar uma simulação, antes de fazer a solicitação. Após essa etapa a instituição escolhida, a mesma irá repassar ao solicitante a documentação necessária para análise e aprovação do empréstimo escolhido.
Vale reforçar a importância de se estar com o nome sem restrição, com a receita federal, com pagamentos atrasados ou outro débito em seu nome que possa trazer impedimento para a sua solicitação de empréstimo, o que facilita o pedido de empréstimo pessoal ou financiamento.
Mas o mais importante é: verificar e analisar sua situação financeira para que esta abertura de crédito não lhe prejudique mais a frente ou deixe seu nome sujo perante as instituições financeiras.