A carteira da OAB traz aos formados em direito que a tiram, atualmente em território brasileiro, direitos e benefícios que agregam no seu currículo e na sua carreira, possibilitando grandes oportunidades, desde a sua formação, até uma longa carreira de advogado.
O que é a OAB?
A OAB – Ordem dos Advogados do Brasil é uma instituição que se propõe em fiscalizar o cumprimento da atividade de advocacia no país. Além disso, a OAB tem como objetivo proteger o cumprimento da constituição brasileira, dos direitos humanos de todos e da lei.

Para advogar no Brasil é obrigatório fazer o exame da OAB, para obter a carteira da instituição e estar regulamentado no exercício da profissão. Ainda, a OAB possibilita que os advogados possam desenvolver sua carreira e aprimorar conhecimentos jurídicos, através da prestação de serviço aos cidadãos que não possuem formas de pagar por um advogado.
Quem pode tirar a carteira da OAB?
A carteira da OAB pode ser tirada por formados em direito, agregando ao seu currículo e à sua carreira. Ainda pode ser tirada por estudantes do curso de direito, à partir do 7° período da graduação. Nesse último caso, o estudante poderá tirar a carteira da OAB de estagiário, que possibilita que se possa atuar legalmente em algumas atividades da advocacia, proporcionando oportunidades únicas ao estudante ainda em formação.
Quais os benefícios em se ter a carteira da OAB?
Os benefícios que tirar a carteira da OAB possibilitam são vários. Os advogados vão possuir acesso a planos de saúde e odontológicos, além de conseguir descontos em exames médicos. Além disso, a carteira possibilita descontos de mais de 20% em grande parte de remédios, nas farmácias que possuem convênio com a OAB. Outros benefícios são os descontos em livrarias, cinemas, shows, passagens áreas, e até desconto na gasolina.
Finalização
Como vimos, são muitos os benefícios que o advogado ou futuro advogado terá ao fazer o exame da OAB. A carteira da ordem é fundamental para aqueles que buscam maiores possibilidades dentro da carreira e para aqueles que ainda estão em curso na graduação. Isso reforça a importância que a carteira possui, não apenas em direitos e na regulamentação do exercício da profissão, mas também nas oportunidades que isso acarretará no dia-a-dia dos advogados.