Quais são os benefícios da doação de sangue para o doador (1)

Quais são os benefícios da doação de sangue para o doador?

Além de ser considerado mundialmente como algo humanitário, o ato de doar sangue conta com uma série de benefícios em prol da saúde de todos os doadores de sangue.

Por que é importante o ato de doação de sangue? 

Doar sangue é um gesto de grande importância social, pois com a doação de sangue, aqueles que oferecem este cuidado cheio de generosidade, contribuem profundamente com quem mais precisa em diversas situações, circunstâncias essas que qualquer um de nós pode passar. 

Quais são os benefícios da doação de sangue para o doador (2)
Fonte/Reprodução: original

Promove esperança para os pacientes doentes que se encontram internados ou em tratamento contra a anemia em centros de saúde, assim como pacientes que sofreram algum tipo de acidente ao ponto de necessitarem de uma doação de sangue para a sua devida recuperação.

É de suma importância ressaltar que, ao ser feita uma única doação de sangue, ela conta com a capacidade de salvar quatro vidas e, além disso, é garantido a segurança, não oferece nenhum risco a você durante o processo de doação de sangue.

Quais são os benefícios em ser doador de sangue?

Encontra-se como os principais benefícios de ser um doador de sangue, além da contribuição ao próximo, um de check-up gratuito antes de ser feito o processo de doação, assim como um dia de folga anualmente para ter um momento exclusivo para ser feita a doação de sangue aos centros de saúde e, também, o oferecimento de meia entrada em cinemas, teatros e eventos culturais do país.

A doação também fortalece os profissionais envolvidos, pois puderam constatar que está ocorrendo um trabalho de conscientização.  Mas para quem doa, os benefícios vão muito além disso. A legislação e até a pesquisa científica estipulam alguns direitos para apontar possíveis benefícios ao organismo.

Folga para trabalhadores CLT

De acordo com o artigo 473, item 4 do Decreto nº 5.452, de 1º de maio de 1943, os doadores de sangue com vínculo empregatício CLT têm direito ao repouso a cada 365 dias após a entrega do atestado de doação de sangue.

Isenção de taxa em concursos públicos

Os doadores de sangue também têm o direito de redução, no todo ou em parte, das taxas de licitação. Além disso, alguns jogos podem usar esse fator como critério de desempate.

Quais são os benefícios para o corpo após a doação de sangue?

Além dos benefícios garantidos por lei, existem outros benefícios diretamente relacionados à saúde do doador. Pesquisas científicas mostram que pessoas que doam regularmente podem se beneficiar com a redução ao risco de doenças cardiovasculares: a doação reduz a taxa de oxidação de ferro e lipídios circulantes, reduzindo assim o risco de obstrução das artérias cardíacas.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *