Quais são as principais bandeiras de cartão de credito?

2 121

Por conveniência e segurança, muitos consumidores preferem fazer compras pela Internet e usar o cartão de crédito como meio de pagamento. Milhões de brasileiros usam cartão de crédito diariamente, por isso é crucial conhecer as principais bandeiras que são usadas no pais.

O que é a bandeira de cartão de crédito?

É normal confundir marcas e operadoras de cartão de crédito. Embora (atuando) em conjunto, suas funções e objetivos diferem e complementares.

A operadora determina o limite de crédito do cliente e define a taxa de manutenção. Também é responsável pela emissão e envio de notas fiscais.

Além disso, as operadoras mantêm canais de comunicação abertos com os clientes para negociar possível quebra de contrato, faturamento impróprio ou entrada repetida.

Principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil:

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS) realiza  estudos sistemáticos, por meio do qual analisou os hábitos e tendências de consumo desses serviços.

A análise mostra que se por um lado os consumidores se beneficiam da possibilidade de crédito, por outro, as empresas comemoram a queda da inadimplência. Isso ocorre porque é a operadora do cartão que assume o risco e cobra a taxa.

As principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil são:

Cartão Visa

Esta é uma das marcas de cartão de crédito mais antigas. A empresa iniciou suas operações nos Estados Unidos na década de 1950. Em 2007, a empresa mudou seu nome para Visa Inc., uma organização global reconhecida em mais de 200 países.

No Brasil, a marca foi lançada em 1981, por meio de uma parceria com o Bradesco, cerca de dez anos depois, a marca se tornou a primeira empresa a oferecer um cartão corporativo com chip e uma versão de cartão de débito – Visa Electron.

Cartão MasterCard

A Mastercard, que também nasceu nos Estados Unidos, formou duas associações importantes após ser fundada em 1976.

Um fez parceria com o Banco Nacional do México e o outro fez parceria com a Eurocard na Europa. Logo alcançou Japão, África e Austrália.

Na década de 1980, atingiu a Ásia e a América Latina. A marca MasterCard é aceita em 210 países / regiões e pode ser usada em várias organizações comerciais em todo o mundo. Isso porque já estabeleceu parcerias com cerca de 25.000 instituições financeiras.

Não há dúvida de que Visa e MasterCard são as principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil. A disputa entre eles é bastante acirrada.

Em 2016, a Visa perdeu o primeiro lugar para a MasterCard. Naquele ano, a Visa emitiu 145 milhões de cartões de crédito e o registro da MasterCard ativou 149 milhões.

Cartões ELO

A Elo é uma verdadeira marca brasileira e é fruto da tríade financeira entre Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Seus cartões são aceitos por 185 países e 35 milhões de organizações comerciais.

Apesar de não competir pela primeira posição, o crescimento da Elo no Brasil é impressionante. Em 2016, o número de cartões emitidos pela marca quase dobrou, atingindo a marca dos 7 milhões.

Cartão American Express

O Bradesco e o banco brasileiro são os responsáveis ​​pela emissão do cartão no país. A bandeira americana é seletiva e atende grande parte dos clientes de alto poder aquisitivo e alta renda.

Pode ser adquirido por pessoas de menor renda, mas as linhas de crédito acompanham essa realidade. São mais de 1 milhão de instituições no Brasil e cerca de 13 milhões no exterior.

Como todos sabemos, a American Express firmou parceria com a Cielo em 2010. O objetivo é ampliar o acesso às instituições brasileiras e tornar-se mais popular.

Discover Network

A Rede Discover não existe no Brasil, mas desempenha um papel importante nas atividades de outras marcas como a Elo. Por causa das inúmeras empresas que aceitam a bandeira americana, essa parceria permite que a bandeira brasileira tenha maior influência no exterior.

Cartões Hipercard

A Hipercard foi fundada em 1970. Nesse ano, a empresa administrou o cartão de sócio do Grupo Bompreço, que simplificou o acesso ao consumidor e às transações da loja.

Com o tempo e o sucesso, o cartão passou a ser aceito em diversos lugares. Então, em 1993, tornou-se um cartão de crédito.

Portanto, hoje, este é o único cartão de loja do Brasil que é aceito por mais de um milhão de instituições no país. Além disso, por conta de algumas parcerias importantes, como as lojas da rede Wal-Mart, possui o selo Itaú e anuidade zero.

Diners Clube

O Diners Club foi fundado em 1950 e hoje é uma das principais bandeiras de cartão de crédito do Brasil.

O Diners Club é mais popular entre os clientes sofisticados e é a primeira empresa de cartão de crédito independente do mundo. Hoje seu banner é do Citibank, para ter o cartão mais básico, sua renda mínima deve ser de 3 mil reais.

Agora que você já sabe quais são as principais bandeiras de cartões no Brasil, que tal fazer o seu?

 

2 Comentários
  1. […] tem a função de formular regras de negociação, com o objetivo de tornar o ambiente transparente e seguro para todas as partes […]

  2. […] de incomum, pode acontecer da pessoa pagar um boleto errado e este pagamento se torna uma grande bola de neve gerando prejuízos para a […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More