Fazer compras na internet ou nos supermercados e lojas nem sempre é uma tarefa muito fácil, mas infelizmente é bem necessária, de certa forma, o que confunde a cabeça de muitos consumidores é a enorme quantidade de possibilidade de compras que acaba em dúvida entre a diferença de uma compra em atacado e em varejo.
Você tem o conhecimento do que é um atacado e um varejo? Às duas modalidades foram feitas para atender um tipo diferente de consumidor, se adequando a cada tipo diferente de consumo. Assim você consegue comprar com um preço justo com mais facilidade.
O que á a compra por Atacado?
Os estabelecimentos que aderem à venda no atacado disponibilizam estoque em grande quantidade. Essa modalidade não é feita para o consumidor final que apenas compra o necessário para o seu consumo. Nessa modalidade o foco é em grande escala, para pessoas que precisam comprar para seus estabelecimentos, ou restaurantes.
Nos supermercados atacadistas, por exemplo, para que possa comprar nessas quantidades você deve informar a sua matrícula de CNPJ. Caso não tenha, será possível comprar uma quantidade máxima estabelecida por cada empresa.
Os restaurantes grandes e mercearias, na maioria das vezes, efetuam as compras em locais como esses. Isso se deve ao fato de que diferente do vendedor final, por comprar em grandes quantidades, a unidade do produto sai bem mais barata que o convencional. Isso faz com que haja a possibilidade de um lucro em cima para aqueles que desejam vender aquele produto comprado em grande escala.
O que é a compra por Varejo?
Esse é o tipo de compra tradicional utilizado por muitos comerciantes. A compra no varejo é o ato de vender para seu cliente final, ou seja, o consumidor compra apenas o que ele necessita no momento e não em enormes quantidades.
Com essa modalidade na maioria das vezes se exige vendedores para dar suporte ao cliente para realizar as compras. Seja ela pessoalmente, pela internet ou mesmo por telefone.
Como exemplo de estabelecimento de varejo temos supermercados, lojas de roupa, farmácias, hipermercados, etc. Portanto o significado da compra em varejo basicamente é o ato de comprar aquilo que necessita em pequenas quantidades para seu uso próprio sem a necessidade de apresentação de nenhum documento.
Qual relação e diferença entre o Atacado e o Varejo?
A relação entre essas duas modalidades se deve ao fato de ser uma espécie de vendas para consumidores, o que muda é o tipo de consumidor que necessita daquela modalidade. E a grande diferença entre atacado e varejo é basicamente a diferença entre o consumidor final daquele produto.
No Atacado é vendido para pessoas que necessitam de grandes quantidades que possivelmente podem ser utilizadas para vendas ao consumidor final. E o varejo engloba esse consumidor final que adquire os produtos da quantidade que quiser sem que haja uma necessidade de volume.
Uma empresa pode vender no Atacado e também no Varejo?
Agora que você entende a diferença entre essas duas modalidades já pode ter uma certa ideia do que seria um atacarejo, certo? As empresas que atuam nesse tipo de modalidade engloba os dois tipos de consumidores, eles vendem tanto para os estabelecimentos comerciais quanto para o consumidor final.
A grande vantagem desses lugares é que ao comprar, por exemplo, um produto em caixa fechada mesmo como um consumidor final, o preço unitário sai mais barato. Então de certa forma acaba sendo muito bom para quem deseja comprar alguma coisa ou outra em quantidade alta sem que tenha CNPJ. Nesses lugares no local onde informa o preço, é informado o valor que sai de cada unidade e qual valor irá pagar caso queira comprar em caixas.
Então se existem hábitos em sua casa que exigem grandes quantidades de algum outro produto, o atacarejo é o melhor lugar para fazer esse tipo de compra de forma mais prática. Como por exemplo caixas de leite, fardos fechados de alimentos não perecíveis, que ao comprar em quantidade, a unidade sai muito mais barata.
Esses formatos de vendas vieram para ajudar duas áreas de compras diferentes, e com o atacarejo isso facilitou ainda mais as compras. Isso porque nem sempre a pessoa que deseja comprar em quantidades grandes quer comprar caixas fechadas em muita quantidade, e às vezes ainda não tem um CNPJ e precisa começar a comprar produtos para a abertura do seu negócio.
Essas são as duas formas de compras que o mercado brasileiro pode oferecer. E agora que sabe a diferença entre as duas, basta escolher a melhor forma que se encaixa no seu formato de vida para realizar suas compras.