A tela touch screen hoje pode parecer algo comum e mundano, porém, foi uma das grandes novidades que se popularizou bastante no começo deste século. Pode parecer quase inimaginável hoje um celular sem uma tela touch screen, e isso prova o quanto essa tecnologia está enraizada no nosso costume e vida diária.
Porém, mesmo a tela touch screen sendo tão comum assim, o que pouca gente sabe é que ela pode existir em vários tipos e para finalidades diferentes. Vamos aprender sobre elas no artigo abaixo, quais são seus tipos, diferenças e suas características.
Qual é a origem da tela touch screen?
A tela touch screen, também conhecida no Brasil como “tela sensível ao toque”, sempre esteve presente nas ficções científicas, porém, seus primeiros conceitos cientificamente realistas foram criados em 1960, e de lá para cá, vários testes e protótipos foram colocados no mercado.
As primeiras versões da tela touch screens apareceram em projetos militares na década de 80. Grandes e desengonçadas, essas versões da tela touch screen eram praticamente inviáveis para a vida prática e eram mais uma espécie de experimentação.
A tela touch screen conhecida como é hoje, com toda praticidade e possibilidade de tamanho compacto, apareceram no mercado somente após os anos 2000.
Quais as principais características de uma tela touch screen?
A principal característica da tela touch screen é ser sensível ao toque. Ao tocar uma tela que mostra a interface do sistema operacional ou programa que é transmitido, ela deve reagir e interagir com o software de modo intuitivo, ao tranformar o toque do usuário em uma mecânica do dispositivo.
Como a tela touch screen funciona?
A grosso modo, a tela touch screen funciona sempre pelo contato do dedo ou de outro objeto como uma caneta, que pressiona a tela e gera alguma modificação ou função no dispositivo. Mas, como há diferentes tipos de tela touch screen, como veremos a seguir, então há diferentes modos de funcionamento.
Quais os tipos de tela touch screen?
Há pelo menos 4 principais tipos de tela touch screen, são eles:
Telas resistivas
Esse tipo de tela touch screen é a mais rudimentar e simples, que funciona com uma tela de vidro e uma de metal, ambas muito finas. Ao pressionar a tela de vidro, ela entra em contato com a de metal logo abaixo, e a pressão e o movimento geram a captação pela tela e transmitem a informação ao software.
Telas capacitivas
Esse tipo de tela touch screen funciona com uma pequena carga elétrica, que reage ao trocar elétrons com o dedo no momento em que ele pressiona a tela. Essa carga é registrada e transformada em funções pelo software do dispositivo.
Telas de ondas acústicas.
Essa é a tecnologia que menos impacta na luminosidade da tela, por isso, é considerada por muitos a melhor.
Esse tipo de tela touch screen funciona com uma complexa rede de transmissores e receptores de informações que circundam todo o perímetro da tela. Quando o dedo toca a tela, há uma interrupção nessas sucessivas emissões e recepções, que gera a informação para o dispositivo.
Telas surface
Uma tecnologia ainda em processo de formação. Desenvolvida pela Microsoft, essa tecnologia funcionará com diferentes câmeras dispostas como os receptores e emissores das telas de ondas acústicas.
A Microsoft promete que essa tela pode ser adaptada a outros dispositivos que não tenham a tecnologia touch.
Quais as diferenças de tela touch screen e multi-touch?
Geralmente utilizadas em celulares, a tecnologia multi-touch detecta mais de um ponto de pressão, o que permite assim o uso de gestos ou dos dois dedos na tela para realizar uma função específica.
Gostou desse conteúdo? Continue aqui conosco e acompanhe muitas informações relevantes!